Mudanças na cobrança de tarifas vão dar mais transparência Febraban

São Paulo – A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) considerou que as mudanças na cobrança das tarifas bancárias anunciadas nesta quinta-feira (6) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) vão contribuir para que as taxas sejam vistas com mais transparência pelos clientes.

?As medidas adotadas pelo governo para as tarifas bancárias contribuem para maior transparência, comparabilidade e informação para os clientes dos bancos?, diz nota da entidade.

De acordo com a Febraban, as medidas anunciadas vão ao encontro à proposta de auto-regulação que as instituições financeiras e suas afiliadas começaram a praticar em setembro, com a criação do Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Bancários (Star).

A entidade diz na nota que o sistema de cobrança das tarifas encontra-se em um novo momento, pós período de inflação alta.

A Febraban lembra que nos anos de forte elevação dos preços os bancos lucravam com a permanência dos recursos na conta (mecanismo chamado de floating) e que os clientes não tinham idéia de quanto estavam pagando pelos serviços. O que só mudou, segundo a Febraban, com o fim do período de alta inflação, quando os bancos passaram a cobrar explicitamente pelos serviços prestados.

A entidade informa que as tarifas respondem por cerca de 20% do total da receita dos bancos. Segundo a Febraban, em 1997, existiam cerca de 42 milhões de contas correntes. Hoje, são mais de 100 milhões.

Voltar ao topo