Ministros fazem teleconferência sobre ajuda à Irlanda

Os ministros de Finanças da Europa promoveram uma teleconferência de urgência para discutir formas de ajudar a Irlanda em sua crise de dívida, depois que o país se tornou o segundo da Europa a pedir um empréstimo multibilionário de resgate para conseguir estabilizar seus bancos endividados.

Um representante do gabinete da ministra de Finanças da França, Christine Lagarde, disse que ela entrou em uma teleconferência com outros ministros da zona do euro sobre o assunto. Esse representante, no entanto, recusou-se a falar da duração e de detalhes precisos das negociações, que “podem se estender por horas”.

Os países da zona do euro e o Banco Central Europeu têm pressionado o governo irlandês a aceitar ajuda, depois que a ansiedade sobre o tamanho da conta para salvar os bancos ameaçou disseminar-se por outros países da área de moeda comum, inclusive Portugal e Espanha.

Hoje o ministro de Finanças da Irlanda, Brian Lenihan, disse que vai “recomendar ao governo que aceite o programa” de ajuda ao país. Lenihan recusou-se a falar em um montante preciso, dizendo apenas que a ajuda atingiria bilhões de euros. Ele também negou que o total possa superar 100 bilhões de euros, como alguns vêm especulando. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo