Lula presente na comemoração dos 45 anos da Abert

A comemoração do 45.º aniversário da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), na última terça-feira, dia 27, reuniu cerca de 200 pessoas durante jantar em Brasília. Autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Câmara dos Deputados Arlindo Chinaglia, os ministros Hélio Costa (Comunicações) e Franklin Martins (Comunicação Social), além de vários deputados e senadores, prestigiaram o evento, que contou ainda com a presença do diretor-presidente do Grupo Paulo Pimentel, empresário Paulo Cruz Pimentel.  

Durante o seu pronunciamento, o presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero agradeceu a presença das autoridades e convidados e destacou todas as manifestações de apoio do governo para a radiodifusão. Salientou o fato de o Brasil ter acertado na escolha do padrão de TV digital e também ressaltou que agora o setor aguarda com ansiedade a definição da tecnologia no rádio. Daniel Pimentel fez ainda explanação sobre os resultados e a evolução da comunicação nos últimos 45 anos, até chegar à era digital, e os resultados sociais que a comunicação tem alcançado em todo o País.

O presidente Lula preferiu não fazer discurso durante a solenidade. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, em nome do governo, falou sobre os financiamentos que serão oferecidos via BNDES para que as empresas invistam nessa nova etapa do setor de telecomunicações.

Nos bastidores políticos, dois fatos chamaram a atenção: um grupo de políticos teria conseguido reconciliar Lula e seu ex-ministro da Educação, senador Cristovam Buarque. Além disso, foi confirmada a nomeação do senador Edson Lobão para o Ministério das Minas e Energia, por indicação do senador José Sarney.

Situação política

Durante o jantar, o empresário Paulo Pimentel e o presidente Lula conversaram sobre vários assuntos, entre eles a situação política do Paraná, ?inclusive a estranha conduta do governador em relação à imprensa?. Segundo Pimentel, Lula tem acompanhado a difícil relação que o governador Roberto Requião mantém com a imprensa.

Outro assunto foi a boa colocação do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede a qualidade de vida de habitantes de 177 nações e territórios. ?Lula estava eufórico com o IDH atingido pelo Brasil?, comentou Pimentel, referindo-se ao relatório que mostra que o Brasil atingiu, pela primeira vez em 30 anos, IDH de 0,800, dentro de uma escala que vai de 0 a 1.

Sobre a Abert, Paulo Pimentel lembrou que, quando a entidade foi criada – 45 anos atrás – abrangia a totalidade de rádios e TVs. ?Houve um período em que a associação foi perdendo afiliadas e redes de afiliadas, e só ficou a Globo. Quando o Daniel assumiu, o objetivo era trazer de volta as grandes emissoras. A Record e o SBT, ele já conseguiu. Agora, o trabalho é trazer a Band. A idéia é que nenhuma rádio ou televisão fique de fora?, arrematou o empresário. 

Voltar ao topo