Lula critica sistema financeiro dos países ricos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (18) que o sistema financeiro dos países ricos está “um pouco apodrecido”. A crítica do presidente foi feita ao comentar a demora da União Europeia para resolver o problema da crise econômica da Grécia. “Se a Europa inteira tivesse resolvido logo o problema da Grécia, isso não teria chegado à Espanha, Itália e a Portugal. E também teríamos descoberto logo que o sistema financeiro está um pouco apodrecido no chamado grupo rico”, disse Lula, durante cerimônia de inauguração da siderúrgica CSA, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Lula também criticou os países ricos por não terem adotado a maioria das resoluções da última reunião do G20 (grupo de 20 das maiores economias do mundo), entre elas a injeção de recursos no Fundo Monetário Internacional (FMI). “Quem botou dinheiro no FMI foi o Brasil, a China, a Índia”, disse Lula.

O presidente também afirmou que só sancionou o aumento de 7,7% para os aposentados porque os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo, aceitaram fazer cortes no orçamento dos ministérios e nas emendas de parlamentares.

Voltar ao topo