Lula afirma que instituições financeiras devem estar a serviço do coletivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (18) que a democratização das instituições financeiras deve estar no centro dos debates das próximas reuniões do G20.

“Só com responsabilidade e transparência garantiremos que os mercados estejam a serviço dos interesses coletivos e não da ganância irresponsável de uns poucos”, afirmou ao discursar antes de almoço oferecido ao presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudoyono, no Itamaraty. Lula defendeu que é preciso reordenar uma “arquitetura financeira internacional falida”.

“Não aceitamos que os responsáveis pela democracia econômica mundial nos repassem a conta. Exigimos soluções verdadeiramente justas e consensuais, que não façam retroceder nosso desenvolvimento”, disse.

De acordo com o presidente, não se pode sacrificar os êxitos obtidos na luta contra a pobreza e a desigualdade, e defendeu mais uma vez a reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e a conclusão da Rodada Doha.

O G20 reuniu chefes de Estado e de Governo de 19 grandes economias desenvolvidas e emergentes no último sábado (15), em Washington, nos Estados Unidos.