Leilão 3-B ofertará “fina flor” do Nelore Mocho

No próximo dia 21 de outubro, o DirecTv Music Hall, em São Paulo, será palco do mais importante leilão de matrizes Nelore Mocho do Brasil: o 18º Leilão 3-B. Esta é uma grande oportunidade aos criadores de adquirir as melhores matrizes Nelore Mocho, que apresentam alta excelência genética.

“Serão 36 fêmeas e 1 embrião”, contabiliza Luiz Carlos Marino, organizador do evento e um dos 6 proprietários da marca. A Remate Leilões será responsável pela batida do martelo.

“O Leilão 3-B oferece o que há de melhor no Nelore: são várias fêmeas premiadas, que engrandecem os plantéis devido à sua excepcionalidade”, comenta Sylvio Tuma Salomão, que estará ofertando duas fêmeas de destaque do seu plantel: Flora STS, que já foi premiada em várias exposições e também a bezerra Gibara STS, que possui como característica maior o sangue de bulia importado.

Flávio Cotrim é outro convidado do evento, no qual estará ofertando a melhor fêmea de seu plantel, a Notória da Boticão. “Neste Leilão, os criadores procuram levar seus melhores animais”, ele comenta. “O 3-B possui uma história de venda de animais excepcional. Ele já foi ponto de partida para criadores novos que hoje estão entre os melhores do Brasil”, finaliza Flávio.

O 18º Leilão 3-B acontecerá a partir das 20h do dia 21 de outubro, no DirecTv Music Hall. O evento será também transmitido ao vivo no Canal Rural.

Nelore, destaque no Brasil

A história do Nelore no Brasil começou em 1875, quando a raça foi introduzida no país – vinda de Londres – pelo Barão do Paraná. Desde então, o Nelore foi tomando a dianteira das raças zebuínas no Brasil, sempre procurando bater seus próprios recordes de precocidade e habilidade maternal. “A nível global, o Nelore é a raça zebuína com maior contingente pesquisado e aprovado no mundo, somente tendo paralelo com a raça européia holandesa. O Nelore é, também, a raça de maior contingente no Brasil”, afirma Luiz Carlos Marino.

Qualidades de expressão que a raça apresenta atrairam os criadores, como é o caso do porte, peso, rusticidade e alta adaptabilidade nos trópicos. A inata habilidade maternal das fêmeas é outra de suas grandes qualidades, que dispensa qualquer mão-de-obra durante o ano todo.

O Nelore Mocho surgiu no Brasil no início do século 20, a partir do gado mocho nacional, cujo registro genealógico começou em 1969. A evolução da raça é notável e pode ser confirmada pelos resultados das provas zootécnicas da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e mais o Programa de Melhoramento Genético do Zebu e da USP de Ribeirão Preto.

E-mail: mironegrini@contatocom.com.br
luciene@contatocom.com.br

Voltar ao topo