Justiça do Trabalho lança cartilha sobre seus serviços

A Justiça do Trabalho do Paraná lançou na última segunda-feira a Carta de Serviços ao Cidadão. O documento, apresentado na forma de uma cartilha, que está disponível nas 86 unidades da instituição, em sindicatos, órgãos públicos ligados ao trabalho e também na internet, mostra os serviços ofertados pela Justiça do Trabalho e o compromisso desta em orientar o cidadão como ele deve proceder para que suas necessidades sejam atendidas, seja trabalhador ou empreendedor.

De acordo com a presidente da instituição, Rosalie Bacila Batista, a criação dessa carta, que seria inédita no Brasil, fazia parte do plano de estratégia da Justiça do Trabalho do Paraná e que, após passar algum período estudando, finalmente ela está pronta.

“Nos baseamos em um programa do Ministério do Desenvolvimento, chamado Gespública para criar o nosso documento. Diversos juízes e servidores da justiça colaboraram com o processo de criação, que levou quatro meses para ficar pronto. Essa ideia existe há pelo menos dois anos, entretanto, por conta de alguns contratempos, somente agora conseguimos coloca-lo em prática e cria-lo”, revela a presidente.

Batista garante que a carta vai facilitar bastante a vida do cidadão, que contará com informações precisas na hora de procurar a justiça. “Muita gente vinha até nós para, por exemplo, fazer a carteira de trabalho, coisa que não fazemos e é de responsabilidade do Ministério do Trabalho. Com a cartilha, a pessoa vai entender qual é a função da Justiça do Trabalho, saberá todos os requisitos, documentos, onde procurar, entre outros. Com isso, todos irão poupar tempo”, afirma.

Para a presidente, com as pessoas tendo acesso às informações, ficará mais fácil apontar críticas e sugestões para garantir sempre um bom atendimento. “O documento é uma forma de se ouvir a sociedade. Estaremos atentos a nossa ouvidoria com o intuito de melhorar cada vez mais os serviços prestados pela gente”, conclui.

Para mais informações, o site da Justiça do Trabalho do Paraná é www.trt9.jus.br.