Juro médio ao consumidor fica em 7,52% ao mês

Rio (AE) – A taxa média de juros para pessoa física caiu 0,04 ponto percentual, de 7,56% ao mês em junho para 7,52% em julho, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Ao ano, esta queda representa uma diferença de 139,78% para 138,71%.

Segundo a pesquisa, as operações de crédito apresentaram comportamentos distintos. Das seis linhas de crédito para pessoa física analisadas, o cartão de crédito ficou estável, os juros do comércio apresentaram elevação e o cheque especial, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e os empréstimos pessoais de bancos e financeiras sofreram redução de suas respectivas taxas de juros.

Nas operações de crédito para pessoa jurídica, o levantamento da Anefac registrou redução de apenas 0,01 ponto percentual, passando de 4,34% ao mês em junho para 4,33% ao mês em julho. No cálculo anual, passou de 66,50% para 66,31% ao ano.

Foram pesquisadas quatro linhas de crédito para pessoa jurídica, das quais capital de giro manteve-se estável, desconto de duplicatas apresentou elevação e desconto de cheques e conta garantida sofreram redução de suas respectivas taxas de juros.

Segundo o coordenador da pesquisa, Miguel José Ribeiro de Oliveira, a principal responsável pela redução nas taxas dos juros foi a queda da Selic que, sendo a taxa básica de juros, baliza todas as outras taxas. Oliveira destaca ainda a competição entre bancos e financeiras e a diminuição do compulsório exigido dos bancos pelo governo como fatores que contribuíram na queda.

Voltar ao topo