Juro futuro termina em baixa após dois dias de alta

Após dois dias em alta, o mercado de juros futuros retomou sua tendência de queda, em linha com a melhora de desempenho das bolsas de valores de Nova York. O contrato de depósito interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2010 terminou o dia a 11,30% ao ano, contra taxa de 11,37% ao ano projetada no encerramento dos negócios na sexta-feira.

Não surgiram hoje novas notícias de problemas no setor de crédito norte-americano, o que permitiu aos investidores um retorno à normalidade. Os bancos centrais dos EUA e da zona do euro, assim como no fim da semana passada, injetaram recursos no sistema financeiro para garantir liquidez ao mercado, mas os valores foram hoje inferiores aos de quinta e sexta-feira. Por volta das 16 horas (de Brasília), o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, subia 0,31% e o Nasdaq, 0,16%. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, contudo, inverteu o sinal e cedia 0,19%.

No Brasil, a pesquisa Focus, que reúne semanalmente as expectativas do mercado quanto aos principais indicadores da economia brasileira, veio na ponta neutra e recebeu uma interpretação positiva, já que as previsões para a inflação e taxas de juros interromperam a deterioração. A projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano ficou estável em relação à da semana passada, em 3,75%. Para a taxa média de juros para 2008, a previsão permaneceu em 10,20% ao ano.

Voltar ao topo