"Colchão de segurança"

Israel vai criar fundo soberano com receitas do petróleo

Israel deverá estabelecer em breve seu fundo soberano com receitas de petróleo e gás natural, informou hoje o Gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Cerca de metade das receitas do governo é proveniente do setor de petróleo e gás natural.

O fundo será usado como um “colchão de segurança” para pagar os custos durante eventos extraordinários, como guerras, desastres naturais e crises econômicas, informou um comunicado do Gabinete de Netanyahu. Parte do ganho de capital sobre os investimentos do fundo serão usado para a área de educação.

O fundo investirá seu patrimônio no exterior e será administrado de acordo com regras que ainda serão fixadas. O Banco de Israel e o Ministério das Finanças vão contribuir na fiscalização do fundo.

A decisão de criar um fundo soberano acontece após decisão do governo no ano passado de elevar a tributação sobre o lucro das companhias de petróleo e gás, depois que grandes reservas foram encontradas no litoral israelense nos últimos anos. As empresas do setor agora têm de pagar uma alíquota de até 50% sobre o lucro da produção de petróleo e gás, ante uma alíquota de quase zero.

As estimativas de quanto o governo poderá arrecadar com o novo imposto sobre a indústria de petróleo e gás variam, mas muitos especialistas projetam que poderá ser de dezenas de bilhões de dólares por ano. As informações são da Dow Jones.