Ipem alerta ceramistas para atenção às normas

Com o objetivo de orientar os produtores para as modificações na legislação sobre a fabricação de tijolos que entra em vigor a partir do mês de novembro, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – Ipem estará participando do 34.º Encontro Nacional da Indústria da Cerâmica Vermelha, que se realiza em Foz do Iguaçu. Promovido pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica, o evento está sendo realizado no Rafain Palace Hotel e Convention Center e teve sua programação desenvolvida com o objetivo de oferecer oportunidades de mudança e crescimento empresarial, principalmente em relação à implantação de novas normas técnicas para o setor, além da nova portaria de fiscalização do Inmetro.

O presidente do Ipem, Leonaldo Paranhos, vai participar da abertura do fórum ?Olhando para o futuro?, que acontece hoje, oportunidade em que estará expondo as ações do Programa Especial de Orientação – Peso, lançado pelo instituto com o objetivo de se aproximar mais dos produtores no sentido de orientá-los sobre a melhor forma de encaminhar seus produtos ao mercado sem infringir os preceitos da legislação vigente.

O programa Peso tem como principal objetivo organizar um trabalho de parceria entre o Ipem, fabricantes e comerciantes, para que a estrutura técnica e humana do instituto esteja à disposição dos interessados nas várias etapas de produção, desde a utilização da matéria-prima para a fabricação até o instante em que o produto chegue ao consumidor. A ação de orientação proposta pelo Ipem funciona também como proteção ao mercado, ao diminuir a concorrência de produtos inadequados e por isso mais baratos do que aqueles comercializados de acordo com as normas federais. O Paraná conta com 634 indústrias do setor cerâmico em atividade.

Normas técnicas

Amanhã o Ipem estará participando de um painel técnico para abordar justamente as modificações nas exigências para a fabricação de tijolos a partir de novembro. O primeiro tema programado é ?A portaria do Inmetro e os novos projetos?, a ser conduzido por Suzana Barbeitas, consultora de Mercadorias Pré-medidas do Inmetro.

Em seguida, Sérgio Camargo, gerente de Pré-medidos do Ipem, irá discorrer sobre a ?Fiscalização dos produtos pré-medidos no Paraná?, expondo a forma de verificação a ser realizada pelos técnicos do instituto a partir do vigor da portaria 127/05. ?A partir de novembro haverá medidas padronizadas para a fabricação de blocos cerâmicos (tijolos), o que não ocorria antes. Essas medidas estão baseadas em estudos técnicos do Inmetro em olarias do País e são as mais comercializadas. O que havia até então era a necessidade de indicação nos blocos e de agora em diante haverá também atenção maior para a qualidade, com especificações da espessura do septo e das paredes dos tijolos, proporcionando maior resistência ao produto? – explica Sérgio Camargo, enfatizando que o objetivo dessa primeira etapa de ação era reduzir a grande diversificação existente. A meta, em etapas futuras, é afunilar mais as opções até que se chegue a um tamanho único.

Voltar ao topo