Interior do Estado se destaca na geração de emprego

Oito municípios do Paraná estão na lista dos 100 que mais geraram empregos formais no Brasil, entre janeiro e julho de 2008. A quantidade de cidades paranaenses no ranking se manteve, em comparação à listagem fechada em junho, que registrou o número de emprego acumulado no semestre.

Porém, a última colocação paranaense subiu de 98.ª (Colorado) para 87.ª (Cascavel). Os dados são do estudo organizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Curitiba manteve o 4.º lugar, com a criação de 25.836 novos postos de trabalho nos primeiros sete meses do ano. Maringá, no noroeste do Estado, (7.937 empregos) repetiu o bom desempenho e continua na 25.ª posição entre todas as cidades do Brasil.

Londrina, apesar do excelente resultado do mês de julho, caiu uma colocação e aparece em 33.ª. No município, 7.094 pessoas foram contratadas durante o período.

São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi responsável pela geração de 4.697 empregos formais e foi a 48.º colocada no País. Araucária, também na RMC, subiu oito posições em comparação com a lista do mês passado e aparece no 80.º lugar no ranking.

Na 82.ª e 85.ª colocações surgem Paraíso do Norte (noroeste) e Bandeirantes (norte), ambos com menos de 40 mil habitantes. Nesses municípios, o número de postos de trabalho criados no acumulado de 2008 chegou a 3.150 e 3.121, respectivamente.

A cidade de Cascavel (oeste) foi a que mais cresceu na listagem: foi do 102.º lugar para o 87.º. No município foram geradas 3.070 vagas de emprego de janeiro a julho, sendo 590 só neste último mês, graças aos bons resultados da indústria da transformação (274 contratados) e da construção civil (272).

Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, o estudo comprova que o Paraná cresce em todas as regiões e se consolida como destaque no cenário nacional.

“Nunca na história se viu números tão positivos em geração de emprego formal. Não há o que discutir. O Paraná de hoje é o estado do Brasil que mais cria oportunidades de trabalho em relação ao número de habitantes”, afirmou.

Recorde

O Paraná gerou, nos sete primeiros meses do ano, 122.792 novos empregos formais, alta de 16,6% na comparação com igual período do ano passado. Foi mais um resultado histórico. O total de 2008 já é próximo do alcançado em todo o ano de 2007, quando o Estado gerou 122.361 empregos.