Intec formou 17 empresas, em 13 anos

A Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec) completa 13 anos de existência nesta quarta-feira (04). Criada em 1989, no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a incubadora apoia empreendedores que tenham projetos de produtos ou processos inovadores.

Em 13 anos, a Intec já graduou 20 empresas, das quais 17 estão em atividade. A primeira empresa abrigada, a Bematech, é hoje líder nacional no segmento de mini-impressoras fiscais. Juntas, estas empresas lançaram 140 novos produtos no mercado. Em 2001, faturaram cerca de R$ 120 milhões. “A previsão é dobrar o faturamento neste ano”, disse a coordenadora administrativa da Intec, Rosi Mauro.

Nestes 13 anos, as empresas graduadas na Intec criaram 450 empregos diretos e 1600 indiretos. Em 2001, a Intec recebeu da Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas o prêmio “Incubadora Tecnológica do Ano”, maior reconhecimento nesta área do Brasil.

Assim como na maioria das incubadoras, a Intec abriga os empresas por dois anos, período em que os empreendedores têm todo o apoio para o desenvolvimento do projeto e do produto, além de consultoria e orientação em áreas básicas, como design, mercado, marketing, gestão de recursos humanos e gestão financeira.
“O empreendedor tecnológico geralmente é um técnico, que se concentra no desenvolvimento de seu produto”, diz Rosi Mauro. “Ele não tem a formação empresarial necessária para manter a empresa no mercado. A Intec está atenta à essa peculiaridade e treina o empreendedor também em gestão empresarial, para que ele tenha condições de fazer sua empresa crescer e gerar empregos”, explica.

Histórico ? A Intec integra a Rede Paranaense de Incubadoras (Reparte), que reúne 14 incubadoras já instaladas no Paraná – cinco delas em Curitiba e as demais do interior do Estado. Desde 1994, a Intec ocupa um prédio de 1.500 metros quadrados, com capacidade para abrigar 14 empresas, localizado no câmpus do Tecpar, na Cidade Industrial.

Neste momento, a Incubadora tem dez empresas abrigadas e mais três projetos em análise. O empreendimentos são das áreas de eletro-eletrônica, informática, novos materiais, metal-mecânica, engenharia biomédica, biotecnologia, alimentos, design, tecnologia da informação e gestão ambiental.

Um empreendimento de destaque que passou pela Intec é a Continuum Entertainment, que desenvolve jogos eletrônicos de entretenimento. Em 2001, a empresa lançou no Brasil e no exterior o game de ação em tempo real “Outlive”, que vendeu em apenas um mês 25 mil cópias nos Estados Unidos e Europa. 

No ano passado, as empresas Nelsoltech, Viddatech, Nazca e Automa, todas abrigadas da Intec, foram aprovadas no projeto Alfa/Paraná, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e um conjunto de órgãos estaduais (Paraná Tecnologia, Secretaria Ciência e Tecnologia e Sebrae), com o objetivo de financiar estudos de viabilidade técnica e econômica de empreendimentos tecnologicamente inovadores.

Uma das empresas participantes, a Nelsoltech, desenvolve um sistema de medição eletrônica de peso por eixo em veículo de carga. Esse sistema permitirá ao motorista verificar o excesso e a má distribuição de peso, evitando danos à rodovia e ao veículo, diminuindo o risco de acidentes.

Os interessados em ingressar na incubadora devem apresentar um plano de negócios, cujo roteiro se encontra no site da INTEC www.tecpar.br/intec  e entrar em contato com a direção da incubadora através do fone: (41) 316-3188.

Voltar ao topo