Instituto alerta contra mudanças no pacote grego

Qualquer mudança feita no envolvimento do setor privado no segundo pacote de ajuda financeira para a Grécia deflagraria perda de apoio dos detentores de títulos e poderia ter consequências incalculáveis, segundo alerta do Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês).

Em entrevista no jornal grego Kathimerini deste domingo, Josef Ackermann, presidente do IIF, disse que tempo será perdido se for reaberta a questão do envolvimento voluntário no acordo de troca de títulos gregos, resultando provavelmente em perda de apoio dos investidores.

“As consequências de um movimento como este serão incalculáveis”, afirmou Ackerman, que também é presidente executivo do Deutsche Bank. “Esta é a razão pela qual eu alerto, da forma mais forte possível, contra qualquer revisão substancial do acordo”.

Os comentários de Ackermann foram feitos depois que o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, levantou questões sobre se o segundo plano de resgate para a Grécia, decidido pelos líderes europeus, seguiria como planejado ou se as condições do acordo seriam mudadas.

Com relação à exposição alemã e francesa à Grécia, Ackermann disse que é “absolutamente gerenciável”. As informações são da Dow Jones.