INSS convoca segurado para reavaliar auxílio-doença

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia este mês a reavaliação dos auxílios-doença que foram concedidos com duração de dois anos. A medida vale apenas para os benefícios concedidos a partir de agosto de 2005. O presidente do INSS, Marco Antonio Oliveira, explicou que não é preciso uma corrida aos postos porque somente os beneficiários convocados por carta precisam agendar a perícia médica para fazer a reavaliação.

Na carta, os segurados serão informados que precisam agendar nova perícia médica no prazo de 10 dias, contados a partir da data de recebimento. Quem receber a correspondência do INSS e não agendar ou deixar de comparecer à perícia terá o benefício cessado. Ao agendar a perícia, o benefício fica automaticamente prorrogado. Esse agendamento pode ser feito pela internet (www.previdência.gov.br) ou pela Central de Atendimento 135.

A ligação é gratuita se for feita de telefone fixo. Se ligar de celular, o segurado pagará o mesmo valor de um telefonema local. De acordo com as regras do auxílio-doença, os segurados que tiveram o benefício com duração fixada em dois anos devem, no fim desse período, passar por uma reavaliação da incapacidade. Os segurados serão convocados para agendar a perícia no mês em que o benefício completar os dois anos. Até dezembro de 2007, 171.369 segurados em todo o País devem ser chamados para fazer a reavaliação.

Voltar ao topo