Indústria desacelera em setembro na zona do euro

O crescimento da atividade industrial nos 16 países que utilizam o euro como moeda se desacelerou em setembro, segundo pesquisa da Markit Economics divulgada hoje. O índice dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) industrial da zona do euro caiu para 53,7 em setembro, de 55,1 em agosto. Este é o menor nível em oito meses. Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo disso aponta contração na atividade.

O número ficou acima da estimativa dos economistas, que esperavam resultado de 53,6. Esse também havia sido o cálculo preliminar para o PMI industrial. Embora a atividade industrial tenha continuado em expansão na Alemanha, na França e na Itália, houve contração na Espanha, na Irlanda e na Grécia – três países que implementaram programas de austeridade, em um esforço para reduzir suas dívidas públicas.

Na comparação entre setembro e agosto, o PMI da Alemanha caiu de 58,2 para 55,1, o da França avançou de 55,1 para 56,0 e o da Itália recuou de 52,8 para 52,6. Todos continuaram acima de 50 pontos, o que indica expansão. Na Grécia, o PMI subiu de 43,0 para 44,7, mas ainda indica contração na atividade. Na Espanha, o PMI caiu para 49,6 e, na Irlanda, recuou para 48,4. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo