Indústria de chocolates à espera do consumidor

Faltando pouco mais de quinze dias para a Páscoa, as vendas de ovos de chocolate já começam a acelerar. Em Curitiba e Região Metropolitana, algumas fábricas também estão a todo vapor, preparando as últimas encomendas. A aposta do setor como um todo é de que a produção nacional cresça 5% em relação ao ano passado, passando de 18,5 mil toneladas de chocolates para 19,4 mil, conforme dados já divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

Desse montante, grande parte é produzida no Paraná por conta da Kraft Foods, detentora da marca Lacta, cuja fábrica está instalada na Cidade Industrial de Curitiba e que está colocando no mercado brasileiro mais de 20 milhões de unidades de ovos. Além da Kraft, empresas menores locais como a Icab e a Salware prometem abocanhar boa parte das vendas.

?Estamos com três turnos, fazendo hora extra. Essa é a hora em que todo mundo precisa dar o sangue?, apontou o diretor industrial da Salware, instalada em Piraquara, João Paulo Dias Júnior. A fábrica, segundo ele, dobrou o quadro de funcionários por conta do aumento da produção, com a contratação de 46 temporários. Para esta Páscoa, a Salware está produzindo 400 toneladas de chocolates em barra e 60 toneladas de ovos. ?A produção da linha tradicional (de ovos) aumentou de 12% a 13% em relação ao ano passado, enquanto a linha diet, cerca de 28%, podendo chegar a 40%?, afirmou. A produção de ovos de chocolate na Salware vai encerrar apenas no próximo dia 18. Segundo o diretor, entre janeiro e março o faturamento da empresa triplica em função da Páscoa.

Na fábrica de chocolates Icab, no mercado deste 1930, a produção este ano aumentou aproximadamente 30% em relação ao ano passado, entre caixas de chocolates e ovos.

De acordo com o gerente administrativo da Icab, Luigi Muffone, a produção de ovos começou em novembro e já está praticamente encerrada. Apenas produtos mais elaborados e delicados, que não podem ser feitos tão antecipadamente, estão sendo fabricados ainda. De acordo com Muffone, a empresa não precisou fazer contratações temporárias por conta da Páscoa. Ao todo, a fábrica emprega 21 pessoas e revende os produtos em seis lojas próprias, todas em Curitiba.

Última hora

Apesar de a maioria dos estabelecimentos já contar com os ovos de chocolate em exposição, as vendas mesmo só devem se concretizar a partir da semana que vem. ?Quase 85% dos ovos são vendidos nas últimas duas semanas que antecedem a Páscoa?, afirmou o diretor de snacks da Kraft Foods, Anthony Walters. A Kraft, que está colocando mais de 20 milhões de ovos de chocolate no mercado brasileiro, já encerrou a produção na semana passada. Para esta Páscoa, a empresa contratou cerca de 7 mil temporários. A aposta da Lacta é sobretudo nas inovações, como a nova linha Trakinas, Sonho de Valsa em formato de coração, e ovo Bis sabor morango. 

Diferença de preços pode chegar a 100%

Pesquisar, pesquisar e pesquisar. Para quem pretende comprar ovos de chocolates sem gastar muito, não há outro jeito senão percorrer supermercados – o maior número possível – em busca do menor preço. Conforme pesquisa realizada pelo Procon-PR, entre os dias 3 e 4 de março, a diferença de preço entre os mesmos produtos é muito grande, podendo chegar até a 100%.

É o caso do Ovo Galak, n.º 15 (240 gramas), da Nestlé, que foi encontrado com preços variando de R$ 12,90 até R$ 25,90. Grande também foi a diferença de preços do Ovo Trakinas Super Carinhas, n.º 20 (330 gramas), da Lacta, de R$ 15,90 a R$ 28,90, ou seja, diferença de 81,7%. O Ovo Classic ao Leite, n.º 21 (500 gramas) apresentou diferença de 50,2%, com preços variando entre R$ 19,90 e R$ 29,90. No caso das barras de chocolate, a situação não foi diferente. O preço da cobertura de chocolate branco da Garoto (500 gramas) variou entre R$ 8,87 a R$ 17,31, o que corresponde a 95% de diferença.

O levantamento foi realizado em 102 itens das marcas Garoto, Visconti, Kinder, Ferrero Rocher, Lacta, Nestlé e Bauducco, em nove supermercados de Curitiba: Angeloni, Big, Carrefour, Condor, Extra, Mercadorama, Pão de Açúcar, Mufatto e Wal Mart. ?O objetivo da pesquisa é orientar o consumidor quanto aos preços praticados para os produtos desta época?, explicou o coordenador do Procon-PR, Algaci Túlio, salientando que os valores estão sujeitos a alterações. A pesquisa completa de preços pode ser obtida na sede do Procon-PR, na Alameda Cabral, 184, no centro, em Curitiba, bem como acessada pela internet, no endereço www.pr.gov.br/proconpr.

Dicas

A orientação é planejar as compras para não extrapolar o orçamento doméstico. É recomendável que o consumidor liste os produtos que deseja adquirir e pesquise preços, procurando as melhores ofertas. Devem ser conferidas todas as informações dos materiais de divulgação.

É importante verificar se os ovos de chocolate não estão danificados e observar as especificações na embalagem como composição, datas de fabricação, prazo de validade e peso, bem como o local onde estão expostos ou armazenados.

O cuidado deve ser redobrado ao adquirir ovos de chocolate caseiros, que também devem apresentar as informações na etiqueta, identificando, inclusive, o fabricante. Atenção para o prazo de validade pois, por serem caseiros e sem conservantes em sua composição, têm um período de validade menor e seu consumo deve ser rápido.

Também é preciso ter cautela, não só em relação às compras, mas quanto ao consumo, principalmente com as crianças, em razão do grande consumo de chocolate. Além disso, existem alguns ovos que oferecem brinquedos ou brindes que as crianças podem levar à boca e é preciso ficar atento à etiqueta do Inmetro e à faixa etária a que se destinam.

Voltar ao topo