IBGE: desemprego cai e ocupação aumenta em São Paulo

Os dados do mercado de trabalho da região metropolitana de São Paulo em junho mostram queda no desemprego e aumento na ocupação. Contudo, também mostram elevação no numero de pessoas não economicamente ativas (sem trabalho e sem procurar emprego), o que pode significar um crescimento do desalento na região, segundo observou o gerente da pesquisa mensal de emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo.

Em junho, a taxa de desemprego em São Paulo – que tem peso de 40% na pesquisa – ficou em 9%, ante 10,2% em maio. O numero de desocupados caiu 12,5% de um mês para o outro, com redução de 127 mil desempregados. Com isso, o total de desocupados em São Paulo, que ultrapassava 1 milhão em maio, recuou para 887 mil pessoas em junho.

O que intriga Azeredo é que, nesse período, o numero de ocupados na região aumentou 0,7%, com criação de 66 mil vagas, enquanto o número de inativos (não economicamente ativos) subiu 2%. “São Paulo volta a mostrar tendência de aumento na ocupação, mas pode ter ocorrido também um aumento do desalento na região. Vamos ter de esperar os próximos meses para saber se o crescimento no total de inativos reflete uma pausa na busca de emprego por espera de retorno de pedidos já solicitados ou se está havendo desistência na busca por uma vaga”, disse.