Hotéis buscam novo nicho de mercado

Os motéis – em todas as cidades brasileiras – estão sentindo redução na clientela, principalmente nos finais de semana. E uma das principais razões, segundo o presidente da Associação Paulista (Apam), José Carreira, é a concorrência. Algumas redes de hotéis, como o Grupo Accor, estão reduzindo os valores de hospedagens aos fins de semana para atingir o público que antes freqüentava motéis. Os preços, segundo ele, são insustentáveis para os motéis. Com isso, o setor já perdeu 50% do faturamento nos últimos três anos.

Em um hotel executivo, casais têm o direito de permanecer no quarto por um período de até 24 horas por um preço fixo de R$ 63, enquanto algumas suítes de motéis custam cerca de R$ 100.

Carreira também aponta outro fator que complica ainda mais a situação dos empresários do segmento: há mais de dois anos os motéis não aumentam os preços das hospedagens para minimizar a perda de público.

Entretanto, no mesmo período, as despesas básicas, como contas de água, luz e telefone, têm sido reajustadas constantemente, deixando os proprietários em apuros. ?A concorrência forte e os gastos têm feito com que muitos empresários fechem os motéis à 1h, porque não compensa manter mais um turno com 10 ou 12 funcionários. Os gastos são maiores que os lucros?, conta o presidente da entidade, preocupado. ?Hoje, vejo motéis fechando as portas por causa de falta de clientes. Isso nunca tinha acontecido antes.?

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