Governo amplia leilão de feijão, que pesou no IPCA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará hoje leilão de venda de 33,8 mil toneladas de feijão cores e preto, para suplementar a oferta do grão no mercado interno. De acordo com comunicado do Ministério da Agricultura, o produto faz parte dos estoques governamentais e está armazenado nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

De janeiro ao início de novembro deste ano, foram vendidas apenas 17 mil toneladas de feijão cores e preto (cerca de 9%) das 185 mil toneladas ofertadas pelo governo, no valor de R$ 22,4 milhões. Apesar de o porcentual de venda não ter sido significativo, houve efeito positivo sobre os preços, principalmente em relação ao feijão preto, esclareceu no comunicado o assessor do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário do Ministério da Agricultura, Petrarcas Santos. Segundo ele, o fato de o governo disponibilizar seu produto evitou especulação por parte do mercado.

A alta de 31,42% nos preços do feijão carioca foi um dos principais impactos de aumento para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador apurou inflação de 0,75% no mês passado.

Voltar ao topo