Governador propõe intercâmbio com a França

O governador Roberto Requião, no terceiro dia da missão paranaense na França, reuniu-se com as principais organizações econômicas e autoridades locais da região, na sede do governo de Rhône-Alpes. Neste encontro, o presidente da Empresa Internacional Rhône-Alpes, Daniel Gouffè, anunciou a instalação em Curitiba, já em fevereiro, de uma representação empresarial da cidade.

Além da possibilidade de ampliação dos acordos comerciais com escritório empresarial, Requião discutiu com a Câmara de Comércio e Indústria de Lyon e governo regional a possibilidade de promover um intercâmbio de estudantes para troca de conhecimento e informação. ?O Paraná já vem desenvolvendo intercâmbios culturais com alguns países da América Latina e gostaríamos de intensificar um projeto semelhante com a França?, afirmou o governador.

Requião propôs ainda que professores universitários franceses da região de Rhône-Alpes pudessem lecionar durante um período nas universidades paranaenses. ?Agora, não podemos permitir que este intercâmbio seja simplesmente uma troca simbólica. Precisamos criar condições para que uma quantidade significativa de alunos tenha esta oportunidade de buscar conhecimento e transmiti-los também. Estas relações de intercâmbio precisam dar um salto qualitativo e de forma definitiva não ficando apenas em intenções?, solicitou o governador.

O presidente da Empresa Internacional Rhône-Alpes, Daniel Gouffè, disse que a proposta de Requião é vista com bons olhos pela região de Rhône-Alpes e que poderá ser colocada em prática já no próximo ano. ?Temos interesse em promover a troca de experiências com o Paraná. Será bom para nossos alunos e professores e para os paranaenses tambem?, declarou Gouffè, salientando ainda que a região francesa buscará ainda a troca de informação na área de biotecnologia e no desenvolvimento de vacinas.

Em contrapartida, Requião informou ao grupo francês que o Paraná possui cinco universidades estaduais e 12 instituições públicas. ?O sistema de ensino paranaense estará à disposição para subsidiar este intercâmbio seja na troca de alunos, em pesquisas e ensino?, relatou o governador.

No período da tarde, a comitiva paranaense visitou uma das fábricas do grupo H&F, que mantém uma filial no município de São José dos Pinhais. Tanto na França quando no Brasil, o grupo dedica-se à pesquisa, desenvolvimento e aplicação de revestimento em peças que sofrem desgaste, em sua maioria peças utilizadas em aviões, carros e eletrodomésticos. (AEN) 

Voltar ao topo