GO Associados: Lava Jato paralisa investimentos na Petrobras, mas reação virá

Fernando Marcato, sócio da consultoria GO Associados afirmou na tarde desta quinta-feira, 5, que a operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras, gera, inicialmente, uma paralisia de investimentos na estatal, mas a tendência é de que essa cautela não vá se perpetuar.

“A Operação Lava Jato vai gerar uma paralisia no início. E justifica cenário de redução de investimento na Petrobras. Mas não vai se perpetuar. Há uma necessidade de reação e acreditamos que ela virá rapidamente”, disse Marcato em conference call, realizado em parceria com o Broadcast sobre “O Impacto do Racionamento de Água, Energia e a Operação Lava Jato no PIB”.

Para ele, a crise institucional gerada pela Operação Lava Jato se assemelha ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor, já que ocorre em um momento em que a economia não vive um momento de pujança. “Tem gente que compara a crise de hoje com a crise institucional gerada pelo mensalão, mas naquela época vivíamos um momento muito mais tranquilo na economia”, afirma.

Segundo Marcato, o fato de o problema estar ocorrendo com a Petrobras tem um lado supostamente “positivo”, já que a empresa é sólida e com grande capacidade de recuperação. “Nos parece que passada essa fase, nos próximos meses, a questão do compliance vai ganhar cada vez mais espaço nas empresas públicas e privadas”, avaliou.

Voltar ao topo