Gasolina está 15% mais cara que no exterior

São Paulo (AE) – O preço da gasolina no Brasil está 15% superior ao cobrado pelas refinarias no exterior. Segundo dados da RC Consultores, com a queda do preço do petróleo e de seus derivados no mercado internacional, a diferença entre os preços interno e externo na refinaria é de R$ 0,14 por litro de gasolina. ?Isso ocorre porque no exterior o preço é volátil e aqui sofre um certo controle ou monitoramento?, afirmou o consultor da RC, Fabio Silveira.

Entre março e agosto, a situação foi inversa. Com a escalada do preço da commodity, o valor da gasolina cobrada pelas refinarias no mercado interno chegou a ficar 22% mais barato em relação ao exterior. Na avaliação de Silveira, se o preço do petróleo continuar no atual nível, o país pode esperar uma redução do preço do combustível até o fim do ano. Para isso, no entanto, será necessário verificar uma estabilidade entre dois e três meses dos preços internacionais.

Silveira avalia que a tendência é de queda a partir de agora, com o barril do petróleo podendo bater US$ 55. A explicação para o recuo, disse ele, está no enfraquecimento da economia americana, que reduziu a demanda. ?O segundo trimestre já refletiu uma desaceleração da atividade econômica. A expectativa é de que o terceiro trimestre repita o desempenho fraco?.

O consultor explicou que o humor do mercado mudou, pois as posições de oferta e demanda estão mais folgadas. ?Hoje acredita-se que será mais fácil atender o mercado sem grandes pressões?. Essa mudança pode ser explicada por novas descobertas no Golfo do México e também pela manutenção da produção nos níveis atuais. Silveira alertou, porém, que ainda é cedo para ?cacifar? um piso para o combustível.

Voltar ao topo