Funcionários da Tritec em compasso de espera

Depois da TMT – Motoco do Brasil, agora é a vez da Tritec Motors – ambas instaladas em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba – deixar os funcionários em compasso de espera. A empresa produziu o último lote de motores na última sexta-feira e, nesta segunda-feira, concedeu folga em banco de horas aos funcionários do primeiro turno; há quase dez dias, ela fez o mesmo com os trabalhadores do terceiro turno. A Tritec Motors conta com aproximadamente 385 funcionários.

Segundo Adriano Carlesso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo (Sindimovec), o momento é de insegurança e expectativa. ?Muitos estão com medo de serem demitidos em banco de horas. A única coisa que sabemos é que a joint-venture da DaimlerChrysler e da BMW termina no dia 30 de junho. Depois disso, o que existe é uma grande indefinição.?

A joint-venture para a criação da Tritec Motors foi firmada pela BMW e Chrysler em 97. A fábrica demandou investimento da ordem de US$ 500 milhões em cotas iguais de participação, para produzir no Brasil motores 1.4 e 1.6 litro. A parceria surgiu da necessidade comum das duas gigantes em produzir um motor pequeno, de menor consumo e alta qualidade.

A fábrica está instalada em Campo Largo em um terreno de 1,27 milhão de metros quadrados. O primeiro motor foi produzido em setembro de 99; em 2003, a fábrica atingiu a capacidade de produzir 400 mil motores por ano.

De acordo com Carlesso, quase 60% da produção de motores da Tritec seguia para a BMW. ?Além de ser dona da metade da fábrica, ela era a maior cliente?, apontou. Os outros 40% seguem para três montadoras chinesas – Lifan, Hainan e Chery – além da própria Chrysler.

Segundo Carlesso, o sindicato procurou a empresa para conversar sobre possível demissão coletiva ou reestruturação, mas não conseguiu posição oficial. ?O que sabemos é que a DaimlerChrysler está há tempos buscando novos parceiros. Se ela fechou com alguém, a gente não sabe?, comentou, acrescentando que várias grandes empresas mandaram representantes para visitar a fábrica em Campo Largo. ?Muitos estiveram conhecendo a Tritec, até protótipos chegaram a ser feitos, mas não sabemos quais empresas eram, talvez pelo sigilo comercial.? A informação mais recente, segundo Carlesso, é que a Chrysler estaria fechando parceria com uma grande empresa. ?Cogita-se a Fiat, a Toyota, a Volks ou alguma empresa da China. Mas não há nada oficial.?

?A Chrysler está buscando alternativas viáveis para a continuidade da Tritec?, disse Thomás Prete, representante da Tritec. ?Há negociações em andamento e, enquanto isso, continuamos prospectando novos volumes com os atuais clientes.? A BMW e a DaimlerChrysler não quiseram se pronunciar. 

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