Fim do Fusca abre mercado para empresa do Paraná

O anúncio de que a Volkswagen deixará de produzir o Fusca em sua unidade do México, único país em que a montadora ainda mantinha uma linha de produção do modelo, entristeceu muitos fãs do carro, projetado há sete décadas e utilizado em 80% da frota mexicana de taxis. Porém, a empresa paranaense Auto Linea Hubner, localizada no município de Araucária, tem motivos de sobra para comemorar a decisão.

Com o fim da produção mexicana a Volkswagen abre um grande mercado para a Auto Linea, que fabrica peças de reposição para o Fusca. Atualmente a empresa exporta 3.000 peças por mês para os Estados Unidos e 800 para o méxico. Com a desativação da linha no México a expectatica é de que 4.000 peças sejam exportadas todos os meses, o que representará um aumento de 15% no faturamento.

Quem também comemora o aumento do número de exportações da empresa é a Companhia de Desenvolvimento do Município de Araucária (Codar). De acordo com seu presidente, João Geraldo Budziaki, aumentar o número de exportações das empresas e atrair novos investimentos para a região é a única forma de amenizar os prejuízos de uma possível redução de 40% na arrecadação de ICMS do município, caso seja aprovada a reforma tributária. “Além das exportações de nossas indústrias, estamos buscando atrair novas empresas, oferecendo redução de ISS, entre outros incentivos”, comenta Budziak.

Outro sinal de otimismo em relação a abertura do mercado de peças de reposição para Fusca no México é o fato da Auto Linea ter deslocado sua gerente de exportações para o país. “Ela fará uma análise de mercado e estará mais próxima de nossos clientes para fechar novas parcerias”, explica o gerente de marketing da empresa Nelson Hubner Júnior.

Júnior também afirma que com o aumento das exportações e o fim da estagnação do mercado brasileiro é possível que as vendas internas aumentem, podendo até mesmo faltar peças no mercado nacional. “Num primeiro momento a prioridade é o mercado internacional, atendendo à demanda das parcerias já feitas”, diz.

Com um pouco mais de um ano de atividades e um faturamento de US$ 4,2 milhões em 2002, a Auto Linea especializou-se na produção de blocos, cabeçotes, sistemas de direção hidráulica, braços de suspensão e outras peças que exigem tecnologia de processo. Além de fornecedora de grandes montadoras, a empresa investe na produção de peças para o mercado de reposições.

Em Araucária, a 26 Km de Curitiba, a Auto Linea emprega quase 200 pessoas numa moderna planta de 8 mil m2, na qual foram investidos R$ 7 milhões. Ali são produzidos cabeçotes e blocos das linhas Mercedes-Benz, Volvo e Scania, além das peças para o Fusca, que representam 40% das exportações.

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