Fiesp: atividade industrial dá sinais de recuperação

Os dados da atividade industrial paulista no mês de setembro demonstram uma tendência “incontestável” de recuperação, avaliou hoje o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Francini.

Dos 19 setores que compõem a pesquisa do Indicador do Nível de Atividade Industrial (INA), 17 apresentaram crescimento e apenas dois tiveram resultado negativo.

O INA subiu 4,3% em setembro na comparação com agosto no cálculo com ajuste sazonal, no melhor resultado desde abril de 2008, quando o indicador subiu 5,5% ante março.

“É um resultado muito bom e expressivo. Finalmente tivemos um número incontestavelmente positivo e forte, que sinaliza uma tendência de continuidade da atividade industrial até o fim do ano”, afirmou. O resultado de setembro foi puxado principalmente pelo crescimento das vendas reais da indústria, de 7,5% em setembro na comparação com agosto.

Até os setores mais afetados pelos desdobramentos da crise no País apresentaram desempenho positivo. O nível de atividade de Metalurgia Básica, por exemplo, aumentou 3,8% em setembro ante agosto, no índice com ajuste sazonal.

As vendas reais do setor tiveram elevação de 17,7%. “O setor foi um dos mais ofendidos pela crise, mas finalmente eliminou estoques e os sinais de recuperação começam a surgir”, afirmou Francini.

Voltar ao topo