Fiep e parlamentares discutem reforma tributária

Parlamentares da atual e da nova legislatura da bancada federal do Paraná foram chamados pelos empresários da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) a unirem esforços para a realização da reforma tributária e a revisão da política fiscal tão logo inicie o novo governo.

O pedido foi realizado ontem, durante um almoço na FIEP, onde também foi apresentada a campanha “A Sombra do Imposto” que visa envolver a sociedade no debate.

O objetivo dos empresários foi dar sequência ao trabalho que começou antes das eleições de fazer da federação um bloco com força política para dar vazão às demandas do setor junto ao Congresso Nacional.

“Precisamos marcar posição, sobretudo, em questões que interferem substancialmente em nossa competitividade como a taxa de juros, que precisa de uma vez por todas reduzir aos patamares internacionais”, informou o presidente da FIEP, Rodrigo da Rocha Loures.

Dentre os principais pontos de contestação dos empresários está a necessidade de desoneração dos investimentos produtivos, das exportações e do trabalho. Também ocupa o rol de reivindicações o fim da chamada Guerra Fiscal entre os estados, a partir da criação de um ICMS único, de modo a simplificar a tributação e promover uma ampla política de desenvolvimento regional.

A Fiep também rechaçou a hipótese de se reeditar a CPMF, justificando que a sociedade não suporta mais impostos e que os gastos públicos que são a origem da necessidade de aumento na tributação.