FHC : acordo com FMI garante tranqüilidade até o final do ano

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse hoje (5) que, com o acordo existente com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil tem condições de chegar até o final de seu governo com tranqüilidade. O presidente se eximiu de qualquer responsabilidade sobre o futuro econômico do País. ?O futuro governo é o futuro governo. Não sou eu?, afirmou FHC, diante da insistência dos jornalistas sobre a possibilidade de um acordo de transição com o Fundo para garantir o primeiro ano de governo do próximo presidente, indepententemente de quem venha a vencer as eleições.

O presidente disse que não estaria disposto a negociar uma garantia de transição como a Coréia fez em 1997. ?O tema não me foi trazido até agora. Não é do meu conhecimento qualquer sondagem ao FMI. Nós temos um acordo que vai até setembro, mas que se estende até o final do mandato.? Ele disse que não daria nenhum passo nessa direção sem saber a opinião dos candidatos, já que o futuro governo não será dele. ?Aí vou fazer como vocês. Vou perguntar, criticar. O futuro vai ser assim?, afirmou.

Fernando Henrique disse não achar necessário consultar os candidatos à Presidência sobre essa questão. ?Não acho necessário isso nesse momento, porque o acordo existente (com o Fundo) permite chegar até o final do governo com tranqüilidade?  reafirmou.

Voltar ao topo