Feira Orgânica 2008 lançada na capital

A busca por uma alimentação mais saudável vem fazendo com que o interesse por produtos desprovidos de agrotóxicos seja crescente no Brasil. A cada ano, o mercado de orgânicos cresce de 20% a 30%, atualmente movimentando entre US$ 200 milhões e US$ 250 milhões também a cada doze meses.

A participação do Paraná no setor não é pequena. Conforme dados do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o estado tem 3.132 produtores orgânicos, responsáveis por uma produção anual de 77,9 mil toneladas.

?Hoje, o estado é um dos maiores produtores de orgânicos do País, tendo como principal concorrente São Paulo. Se destaca principalmente no cultivo de hortaliças, frutas, chá-mate, mel e grãos de soja?, comenta o coordenador do projeto Organics Brasil, desenvolvido pelo Instituto de Promoção ao Desenvolvimento e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Ming Chao Liu, que ontem, em Curitiba, participou do lançamento da Feira Orgânica 2008.

Segundo o assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Newton Pohl Ribas, o crescimento da produção de orgânicos se deve ao fato de os consumidores estarem cada vez mais exigentes e em busca de produtos que lhes garantam maior qualidade de vida. Porém, o incentivo dado pelos governos federal, estaduais e municipais às pessoas que se dedicam à agricultura orgânica também vem contribuindo para que o volume de produtos disponível no mercado aumente.

?Ainda não atingimos a quantidade suficiente de produtos. Porém, quanto mais produtores estiverem no mercado e mais espaços houverem para comercialização, mais o preço dos orgânicos será acessível à população?, afirma.

Feira

A Feira Orgânica 2008 será realizada entre os dias 22 e 25 de abril, no Cietep, na capital. O evento irá reunir empresários de todo Brasil e do exterior, que irão participar de debates técnicos, científicos, comerciais e políticos/sociais do complexo agroindustrial orgânico e biotecnologias. 

Voltar ao topo