Faturamento da indústria paranaense cai 4,77% em setembro

As vendas das indústrias do Paraná tiveram queda de 4,77% em setembro em comparação ao mês de agosto. O resultado é reflexo do desempenho negativo de 14 dos 18 gêneros industriais analisados pela pesquisa Indicadores Conjunturais, divulgada nesta quinta-feira (01) pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Mesmo com a redução no mês passado, as vendas do setor industrial paranaense acumulam alta de 10,93% no ano.

Segundo o Departamento Econômico da Fiep, os três gêneros de maior participação relativa no faturamento do setor tiveram desempenho negativo: ‘Petróleo e Produção de Álcool’ (-14,64%), que retornou ao nível normal de vendas de álcool, depois de expansão de 11,18%, em agosto; ‘Produtos Alimentícios e Bebidas’ (-4,76%), pelo fim da safra de inverno; e ‘Fabricação e Montagem de Veículos Automotores’ (-0,16%), que ficou estabilizado.

Apesar do baixo desempenho em agosto, está mantida a previsão de que 2007 deve se tornar o melhor ano das vendas industriais paranaenses, ultrapassando o de 2002, que detém até hoje o melhor desempenho desde 1986, quando a Fiep iniciou a pesquisa. Nos primeiros nove meses deste ano, os três gêneros que apresentaram maior expansão foram: ‘Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios’ (+25,09%), ‘Máquinas e Equipamentos’ (+22,43%) e ‘Fabricação e Montagem de Veículos Automotores’ (+21,85%). Por outro lado, nesta base de comparação, os gêneros com maiores reduções foram: ‘Material Eletrônico e de Comunicações’ (-39,20%), ‘Impressão, Edição e Reprodução de Gravações’ (-26,14%) e ‘Produtos Têxteis’ (-25,19%).

Segundo o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, o desempenho global da indústria, quando visto em uma dimensão de tempo mais ampla, demonstra melhores condições de programação do fluxo de produção e de vendas dos diferentes gêneros industriais, o que ele atribui à relativa estabilidade econômica.

Voltar ao topo