Exportação por cabotagem eleva movimento de milho

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) divulgou os dados estatísticos oficiais referentes à movimentação de mercadorias no primeiro semestre deste ano. As exportações de milho vêm se destacando, principalmente através da navegação de cabotagem – transporte entre portos domésticos. São 39.432 toneladas no acumulado deste ano (janeiro a 17 de julho), contra 19 mil toneladas no mesmo período de 2002.

Grande parte das exportações por cabotagem tem como destino os Estados do Nordeste do Brasil. Por contar com tarifas mais baixas, o transporte marítimo de mercadorias para estados nordestinos substitui o rodoviário, quando se trata de longas distâncias, justificando assim a movimentação de cargas por navegação de cabotagem.

Enquanto as exportações através da cabotagem registraram um salto nos últimos meses em comparação a 2002, os embarques na navegação de longo curso ainda representam certo equilíbrio, registrando uma movimentação na casa de 1 milhão de toneladas tanto em 2002, quanto em 2003.

O navio “Gladstone” está atracado, carregando 57.586 toneladas que serão levadas para a Coréia. Outros dois permaneciam ao largo, aguardando para atracar e embarcar um total de 59.154 toneladas. Entre os principais mercados compradores de milho estão Irã, Espanha e Coréia do Norte.

Fertilizantes

Nos próximos dias o Porto de Paranaguá desembarcará mais de 67.643 toneladas de fertilizantes dos navios “General Dabrowsk”, “Voc Flamingo” e “Ellina”. Os descarregamentos vêm sendo um dos destaques das últimas semanas no Porto e estão representando uma prévia de como se comportará a produção agrícola do próximo ano. O ritmo acelerado das importações de fertilizantes pode ser comprovado pelo número de navios que já estão ao largo, aguardando para operar. No total, 12 embarcações deixarão mais de 340 mil toneladas no Porto de Paranaguá.

Ao volume que já está sendo importado e ao que ainda será desembarcado dos navios que estão ao largo, deve-se somar a tonelagem prevista para chegar nas próximas 48 horas. São 84.280 toneladas trazidas pelos navios “Alexander Dimitri” e “Searider, ambos com bandeira de Malta e “Poros”, com bandeira do Chipre

Levantamento realizado pela APPA mostra que de 1.º de janeiro a 17 de julho deste ano, 2,5 milhões de toneladas de fertilizantes já foram importados, contra 2,1 milhões no mesmo período do ano passado, um aumento de 21%. Em Antonina, em idêntico período, 37,7 mil toneladas de fertilizantes já foram importadas, volume muito superior ao mesmo período do ano passado, quando 1.745 toneladas foram movimentadas. Até o momento, os desembarques de fertilizantes registrados no acumulado do ano em Antonina demonstram que o Porto já superou em cerca de 15 mil toneladas o volume total importado em 2002.

Juntos, os portos de Paranaguá e Antonina já importaram 2.628.940 toneladas de fertilizantes, mais da metade do importado em todo ano de 2002, quando 4 milhões de toneladas foram descarregadas nos dois terminais procedentes, principalmente, do Canadá e Israel, que atendem importadores do Paraná, São Paulo, Goías, Santa Catarina e, principalmente, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

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