Ex-donos da Cica agora crescem no Fast Food

Há 15 anos a marca Cica pertence à Unilever, mas a família Bonfiglioli continua conhecida como a “ex-dona da Cica”. Ainda que guarde saudades dos tempos do elefante que incomodava muita gente, Alberto Bonfiglioli, neto e homônimo do fundador da Cica, hoje prefere ser conhecido como o dono do grupo Bon Grillé.

Rede de grelhados fundada em 1994 e que conta com 52 lojas, a Bon Grillé pretende se transformar em uma holding multimarcas na área de franquias de alimentos. Ontem, a empresa fechou a compra da rede de cafeterias Vanilla Caffè. O valor foi pequeno: R$ 1,2 milhão por 65% do capital. Mas o grupo espera que seja a primeira de várias aquisições. Até o final deste semestre, outras duas devem ser fechadas: uma rede de sanduíches e outra de doces.

O Vanilla Caffè foi fundado há dois anos por um ex-gerente da Bon Grillé, Sérgio Freire. Aproveitando a onda do café gourmet, a rede tem crescido rápido: já são 20 lojas, com mais nove para inaugurar este ano. A cafeteria faturou R$ 12 milhões em 2008, enquanto o Bon Grillé faturou R$ 42 milhões. Segundo o diretor superintendente do grupo, Nilson Marques, a união das marcas vai gerar uma economia de 25% no custo fixo somado das empresas, aumentando a rentabilidade.

Contando com as duas aquisições ainda não fechadas, a empresa pretende fechar o ano com 100 a 110 lojas e, para 2010, a meta é crescer mais 30%. Internamente, a empresa também passa por um processo de profissionalização. Todo esse movimento tem um objetivo: abrir o capital. “É um plano para quatro anos. Agora temos de crescer, adquirir mais marcas, ganhar musculatura”, diz Bonfiglioli, que preside o recém criado Conselho de Administração do Bon Grillé. Hoje, a rede responde por cerca de 30% dos negócios da família, que investe em pecuária e cana.