economia

EUA pressionam China a reverter desequilíbrio para empresas americanas

O secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, disse hoje que pressionou a China, durante visita a Pequim nesta semana, para que reverta as condições de desequilíbrio que empresas americanas enfrentam no país asiático.

Ross esteve em Pequim ante da reunião entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, marcada para novembro. Na ocasião, Ross liderará uma delegação comercial na China.

Segundo Ross, ele está otimista em relação às futuras conversas entre os líderes das duas maiores economias do mundo, embora nenhum dos lados tenha sinalizado a disposição de fazer concessões em questões que os dividem.

O principal assunto na agenda dos EUA, disse Ross, é o acesso ao mercado chinês para companhias americanas. Os EUA pretendem pressionar a China a reduzir barreiras protecionistas e reforçar a proteção de propriedade intelectual, principalmente num momento em que o gigante asiático se esforça para se tornar um grande competidor em tecnologia.

“Precisamos de mudanças significativas, e espero que tenhamos deixado isso claro porque o relacionamento (entre EUA e China) está muito desequilibrado no momento”, disse Ross. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo