EUA interessados em negociar com o Paraná

O cônsul geral dos Estados Unidos (EUA) em São Paulo, Christopher McMullen, iniciou ontem a visita oficial de três dias que faz ao Paraná. Ele conversou com o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e foi recebido pelo governador Roberto Requião no Palácio Iguaçu. Hoje, McMullen assina um acordo de cooperação com o Porto de Paranaguá.  

O cônsul geral vai aproveitar a sua passagem pelo Estado para incrementar as relações entre o Paraná e os Estados Unidos. Hoje à tarde, no litoral do Estado, ele assina um Acordo de Negócios com EUA (Nusa) entre os portos de Paranaguá e Antonina e o Serviço Comercial dos Estados Unidos. O acordo é parceria em que o governo americano auxilia os portos a localizar potenciais fornecedores norte-americanos de produtos, tecnologia e serviços. O departamento comercial fará a ponte entre o porto e os possíveis fornecedores.

Em contrapartida, os EUA querem um escoamento de mercadorias mais ágil e que o porto atenda todos os padrões internacionais de operação e segurança. ?É basicamente um programa de troca de informações sobre fornecedores e empresários que têm interesse em fazer comércio e investimentos no Paraná?, explica McMullen. O Porto de Paranaguá é o segundo da região sul a firmar este tipo de acordo com os EUA. O primeiro foi o porto de Itajaí.

Hoje pela manhã, McMullen também participa de um encontro com estudantes do programa Jovens Embaixadores, no Centro Cultural Brasil – Estados Unidos (Interamericano).

Amanhã, o cônsul geral participa de um café da manhã de negócios na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), no qual vai expor as oportunidades de investimentos nos EUA. Espera-se a presença de 150 empresários paranaenses. McMullen também vai ouvir quais são as possibilidades de negócios envolvendo o Paraná e os Estados Unidos. ?Temos muitos interesses no Paraná. Temos uma relação estreita com o Estado em termos de interesses comerciais, culturais e de meio ambiente. Estamos explorando as possibilidades de expandir nossas relações comerciais. Com a economia crescendo, acreditamos que haja mais possibilidades para os paranaenses investirem. Este é um tempo propício para isto?, comenta McMullen.

O café da manhã tem início às 8h30, na sede da Fiep na Avenida das Torres. À tarde, antes de encerrar a visita oficial, o cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo visita o Museu do Expedicionário, onde se encontra com veteranos da Segunda Guerra Mundial. 

Voltar ao topo