Estado registra 200 novos estabelecimentos por dia

Com a criação de 56.023 novas empresas em 2009, o Paraná mantém o ritmo de abertura de 200 estabelecimentos produtivos por dia útil, dos quais 89,3% foram enquadrados como micro e pequenas empresas e 3,65% como empresas de pequeno porte.

Esses números foram decisivos para a criação de 69.084 novos empregos, informa Júlio Maito Filho, presidente da Junta Comercial do Paraná. Do total de novas empresas abertas, 17.762 32% – estão localizadas em Curitiba e Região Metropolitana.

As principais cidades no Paraná, somadas seus municípios periféricos que mais se destacaram em 2009 na criação de novas empresas foram: Londrina (4.080) Maringá (3.753) Ponta Grossa (3.133) Cascavel (2.280) Umuarama (1.510) Santo Antonio da Platina (1.311) e Foz do Iguaçu (1.103). Todas as cidades do interior tiveram aumento em relação a abertura de empresas registradas no ano anterior, com índices variando entre 3 e 16%.

Júlio Maito ressalta que “dos novos estabelecimentos criados, o número maior está concentrado nas empresas de comércio e serviços, com aproximadamente 68% do total das 56.023 empresas abertas. Nestas áreas, o destaque é para o setor de alimentação com 10% do total, seguido pelas atividades de indústria (8%) agricultura e agronegócio (5%), além de bom número de pequenas empresas na área de transporte e de educação”.

Para atender a demanda do segmento produtivo do Estado, com atendimento mais próximo e eficiente a empresários e contabilistas, a Junta Comercial, entidade vinculada a Secretária da Indústria e do Comércio do Paraná, mantém 40 agencias regionais.

A partir de março, três postos de atendimento serão transformados em agência: Lapa, Santo Antonio do Sudoeste e Bela Vista do Paraíso. Estão em fase de conclusão projeto de ampliação de mais oito cidades, incluída Pinhais na região metropolitana de Curitiba.

Para o Presidente da Junta Comercial “a meta é que ninguém tenha que se deslocar mais de 50 quilometros para chegar a uma de nossas agencias. Comparando-se a população de Estados como São Paulo e Minas Gerais com o Paraná, o número de novos estabelecimentos produtivos coloca o nosso estado como líder na abertura de empresas. O Estado mais empreendedor do país” afirma.