Estado promove missões internacionais

O governo do Paraná está trabalhando na organização de sete missões internacionais, de caráter governamental e empresarial, ainda para este ano. Entre os países de destino estão Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Cuba, Canadá, França e Bélgica. Além das viagens já agendadas, está em estudos uma missão paranaense para a China, a ser confirmada.

As missões internacionais fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Produção, executado por sete Secretarias de Estado do governo do Paraná e conta com a participação de institutos como o Ipardes, Iapar e Tecpar, além do BRDE, Copel, Agência de Fomento, universidades e instituições empresariais.

No âmbito da promoção comercial, o programa tem como objetivo o fortalecimento do Mercosul, a abertura de novos mercados, a ampliação da base de exportações do Estado e a promoção da cultura exportadora, principalmente entre empresas de pequeno porte.

Por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim) e a Agência de Promoção das Exportações (Apex, vinculada ao Governo Federal), foram escolhidos os seguintes setores como prioridade: alimentos orgânicos, madeiras e móveis, têxtil e confecções, metalmecânico, artesanato e eletroeletrônico. Esses setores contam com ações específicas de consultoria para prospecção de mercados, organização de feiras internacionais e de missões empresariais.

As missões são organizadas pelas Coordenadorias de Assuntos Internacionais e de Assuntos do Mercosul, da Seim, com o apoio da Secretaria Especial de Relações Internacionais e Cerimonial (do PR) e do Setor Comercial da Embaixada Brasileira em cada um dos países de destino. A Secretaria e as embaixadas buscam organizar rodadas de negócios com empresas pré-selecionadas, que apresentem potencial real para fechar negócios.

Participação

Cada missão que o governo planeja realizar no ano contará com a participação de 20 a 25 empresas, além de agências de turismo. No caso das missões regionais, as viagens contam com o apoio da Tam Mercosul, que oferece tarifas a preços promocionais aos empresários participantes. Também apóiam instituições como a Associação Comercial do Paraná (ACP), Sebrae, Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap) e Instituto Centro de Comércio Exterior do Paraná (Cexpar).

Além das missões que o governo irá promover, o Paraná receberá comitivas governamentais e empresariais da Bolívia (agosto), do Paraguai (setembro), Chile (setembro), Argentina (outubro) e Uruguai (com a data a confirmar). Os resultados já estão aparecendo. Além de contratos já firmados no segmento de autopeças, como no caso da Sascar, de Curitiba, as negociações com companhias do setor mineral e agroindustrial estão em estágio avançado.

Voltar ao topo