Especialistas orientam como preencher a declaração do IR

O contribuinte que ainda não declarou o Imposto de Renda Pessoa Física 2008 e tenha dúvidas para preencher a declaração poderá receber orientação gratuita hoje, das 9h às 17h, na Boca Maldita, em Curitiba, durante o ?Declare Certo!?, realizado pelo Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná).

Cerca de 30 profissionais, entre empresários contábeis, acadêmicos e funcionários de empresas de contabilidade, vão dedicar parte do seu dia de trabalho para atuar voluntariamente no atendimento aos contribuintes. O evento de utilidade pública será realizado, simultaneamente, na capital e em mais oito cidades onde o Sescap-PR possui escritórios regionais: Cascavel, Maringá, Umuarama, Toledo, Foz do Iguaçu; Guarapuava, Pato Branco e Arapongas.

De acordo com o presidente do sindicato, Mário Elmir Berti, a procura por orientação gratuita aumenta a cada ano e o sindicato vem atendendo a essa demanda graças à colaboração dos empresários de serviços, que deixam seus escritórios para prestar esse serviço voluntário. ?Nosso objetivo não é fazer a declaração, mas orientar os contribuintes que comumente fazem a própria declaração?, explica Berti, ao lembrar que a multa para quem não declarar é de no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do imposto devido.

Receita aguarda 17,35 milhões de declarações

Faltando três semanas para o encerramento do prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda, 70% dos contribuintes ainda não prestaram conta ao governo. Das 24,5 milhões de declarações que a Receita Federal do Brasil espera receber até dia 30 de abril, apenas 7,15 milhões haviam sido entregues até as 11 horas desta terça-feira, dia 8. O prazo de entrega termina dia 30 deste mês e quem não declarar até esse dia pagará multa mínima de R$ 165,74 e a máxima é de 20% do imposto devido.

Voltar ao topo