Encontro de Tecnologia, Ciência & Negócios movimenta Campo Mourão

Aproximar a academia das empresas e as empresas da academia, tornando o conhecimento produzido nas faculdades, universidades e instituições de pesquisa aplicável à realidade empresarial. Com esse objetivo, o Sebrae no Paraná, o Sistema Fiep, a Fundação Educere, a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) e demais parceiros realizam, de 29 a 31 de outubro, o Encontro de Tecnologia, Ciência & Negócios de Campo Mourão – Mostra de Produtos de Base Tecnológica. O evento, realizado pela primeira vez na cidade, traz palestras com especialistas e a exposição de produtos de base tecnológica fabricados por empresas locais e empresas que formam o Arranjo Produtivo Local (APL) de Equipamentos e Insumos Médico-Odontológicos. A exposição e as palestras vão das 15 às 22 horas, na sede da Acicam.

"Queremos aproximar as universidades e faculdades das empresas. Bem como mostrar para a comunidade acadêmica e empresarial os produtos de base tecnológica que são feitos em Campo Mourão", diz o consultor do Sebrae em Maringá, Carlos Alberto Facco, que também coordena o projeto do APL de Equipamentos e Insumos Médico-Odontológicos. "O Sebrae e parceiros trabalham nas empresas, mas são as universidades e faculdades que geram boa parte do conhecimento. Temos de criar oportunidades, como essa, de unir ainda mais os dois pólos." Segundo Facco, a instalação de cursos superiores voltados à tecnologia, em Campo Mourão, ajudaria ainda mais no processo de integração academia-empresa.

O coordenador da Fiep na região de Campo Mourão e presidente da Fundação Educere – Pesquisa e Desenvolvimento, Ater Cristófoli, também considera importante essa integração. "Precisamos mudar a realidade. Os empresários muitas vezes não se abrem ao conhecimento da academia e a academia, por sua vez, acaba se fechando. O ideal é unir interesses. A concessão de muitos financiamentos hoje, como os oferecidos pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia), exige das empresas um interesse em pesquisas. E ninguém melhor que a academia para fazer isso", avalia Cristófoli.

Para o professor Rogério S.Tonet, coordenador de extensão da Faculdade Integrado de Campo Mourão, o conhecimento está cada vez mais próximo do empresário brasileiro e mais acessível às micro e pequenas empresas. "No mundo, hoje, a pesquisa aplicada, com vistas à solução de problemas práticos do mercado, é a área que mais cresce academicamente. No Brasil esta mudança é sensível em várias áreas, mas especialmente na engenharia e na administração. Um evento como esse pode propiciar aos empresários que ainda guardam restrições ao contato com pesquisadores vindos de universidades, com agradáveis surpresas, dados e idéias que poderão ser aplicados em seus negócios", afirma. O professor destaca que Campo Mourão vem mudando seu perfil econômico nos últimos anos e que existe uma tendência à produção de equipamentos com grande valor tecnológico. "O APL de instrumentos médicos e odontológicos, por exemplo, tem demonstrado a capacidade local de inovação em mercados exigentes, com produtos tecnologicamente avançados e com custos competitivos", assinala Tonet.

O professor Adalberto Dias de Souza, coordenador do curso de Administração da Universidade Estadual do Paraná (Unespar)/Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), diz que o Encontro "assume uma importância muito grande porque permite o entrosamento entre a empresa e a academia". "O papel das universidades e faculdades não está apenas em gerar o conhecimento, mas em compartilhar com a comunidade em geral desse conhecimento. O Encontro de Tecnologia, Ciência & Negócios de Campo Mourão – Mostra de Produtos de Base Tecnológica é o primeiro movimento com essas características", assinala.

Programação intensa

A abertura do Encontro em Campo Mourão será na segunda-feira, dia 29, às 18h30. Estão programadas a reunião da Coordenadoria da Fiep, a palestra do Sebrae "Pedagogia Empreendedora", com a especialista Esmênia Locchete Varela, e uma visita à Mostra de Produtos de Base Tecnológica. Na terça-feira, dia 30, além da mostra, os participantes podem acompanhar outras seis palestras, de acordo com o interesse. Às 16 horas, Ater Cristófoli, da Educere, fala sobre "Empreendedorismo Tecnológico"; às 18 horas, Rogério S. Tonet, da Faculdade Integrado, fala sobre "Marketing em Empresas Inovadoras no Setor Industrial"; e às 19h30, Fernando Bortolozzi, pela Fiep, fala sobre "Linhas de Crédito para Desenvolvimento Tecnológico". As palestras acontecem no auditório da Acicam.

Ainda na terça-feira, paralelamente, na Sala do Empreendedor, da Acicam, estão previstas as palestras "Empreendedorismo e Inovação na Educação Profissional", do Senai, com Maricilia Volpato; "Financiamentos: Problemas ou Oportunidades de Crescimento?", da Fecilcam, com Alberto Barbosa; e "Comércio Exterior para Pequenas Empresas", da Caixa Econômica, com Sidnei Bavati Fraga e Ligia Regina Pereira. Na quarta-feira, dia 31, a primeira palestra será às 16 horas, com Ater Cristófoli, da Educere, novamente com o tema "Empreendedorismo Tecnológico". Para o encerramento do Encontro, programado para as 18h30, estão confirmadas as presenças do diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Allan Campos Costa, e do reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Eden Januário. Campos Costa vai falar sobre "O Apoio do Sebrae aos APLs do Paraná" e Januário, sobre a "Integração Academia e Mercado".

Parceria de peso

O Encontro de Tecnologia, Ciência & Negócios de Campo Mourão – Mostra de Produtos de Base Tecnológica, que reúne de 29 a 31, em Campo Mourão, 31 expositores, é uma parceria do Sebrae no Paraná, Fiep, Senai, Fundação Educere, Caixa Econômica Federal, UTFPR, Integrado Colégio e Faculdade, Fecilcam, Acicam, Sindicato Patronal do Comércio e APL Equipamentos e Insumos Médico-Odontológicos. A mostra acontece, das 15 às 22 horas, na Sala do Empresário, e as palestras, no auditório da Acicam, que fica na Avenida Irmãos Pereira, 963 – 2º andar – Shopping Cidade. Inscrições e informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3518-8000.

Voltar ao topo