Empresas já vendem pela Internet

O programa Produtos e Serviços do Paraná (Produserv), do Governo do Paraná, já tem cadastradas cerca de 5.000 empresas, de todos os setores e portes, que podem comprar e vender pela internet usando o site www.produserv.pr.gov.br. O uso do site é gratuito.

A Companhia de Cimento Itambé, de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, é uma das empresa que vem utilizando com sucesso o Produserv. “Estamos satisfeitos”, diz o gerente de vendas da empresa, Lycio Vellozo.

“O site é fácil de acessar e bastante auto-explicativo. A divisão da pesquisa foi muito bem elaborada, já que se pode pesquisar por produto, ramo de atividade, por local e também por serviço”, disse o executivo, afirmando que o Produserv tem propiciado novos negócios à empresa.

Em operação desde novembro de 2000, o programa é um sistema de cadastro e de consultas de produtos e de serviços por meio eletrônico. “O objetivo é estimular as empresas paranaenses a ampliarem a participação no comércio exterior”, explica o secretário da Indústria e Comércio, Ramiro Wahrhaftig. Existem 10.500 produtos disponíveis para consulta.

O secretário disse que o Paraná tem fomentado e incentivado o desenvolvimento integrado e equilibrado da sua economia não apenas pela atração de investimentos industriais de classe mundial, mas também fortalecendo a atividade econômica básica, buscando novos mercados.

“Nossa maior preocupação é promover mecanismos de apoio a empresas instaladas no Paraná, especialmente as de pequeno e médio portes, para que tenham a oportunidade de oferecer seus produtos e serviços num sistema de mercado virtual globalizado e altamente competitivo”, destaca Waahrhaftig.

O secretário lembra que o comércio eletrônico representa 30% das transações comerciais efetivadas no mundo e a adesão tende a se multiplicar em progressão geométrica. Estima-se que em 2002, o volume de negócios via Internet deva atingir US$ 7 trilhões.

O técnico da Secretaria da Indústria e Comércio e coordenador do Produserv, Amadeu Busnardo Filho, explica que a segunda fase do Produserv, em desenvolvimento, vai ampliar a divulgação do programa não só no meio empresarial, mas também junto ao cidadão, que poderá consultá-lo para adquirir os produtos de que necessita.

“Também queremos ampliar ainda mais o número de empresas cadastradas e para isso contamos com entidades parceiras, como a Federação das Indústrias do Paraná e associações comerciais”, disse Busnardo.

O diretor da Metalúrgica Schiffer, de Ponta Grossa, Roberto Schiffer, disse que sua empresa está oferecendo através do Produserv 300 produtos, entre máquinas para serraria e implementos para transporte rodoviário. “Toda mídia é importante para a divulgação dos produtos de uma empresa”, diz Schiffer.

Outra empresa já cadastrada no Produserv é a Carimbrás Indústria e Comércio de Brinquedos. A empresa, que há 19 anos atua na área de brinquedos e carimbos de madeira educativos, pedagógicos e recreativos, fez o seu cadastro há 15 dias.

“Estamos tendo a oportunidade de divulgar nossos produtos no Brasil e no exterior”, informa a funcionária responsável pela área, Adriana Christófoli. Segundo ela, a grande vantagem do Produserv é que o programa pode ser consultado gratuitamente, ao contrário de outros sites, que chegam a custar R$ 80,00 por consulta.

Basta ter computador

Para cadastrar-se ao Produserv o empresário precisa apenas dispor de um microcomputador, com acesso à Internet. Os procedimentos são fáceis e seguros. O cadastramento é feito a partir do acesso ao site e da digitação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa. Depois é só navegar nas telas seguintes para preenchimento dos dados comerciais e os relacionados aos produtos e serviços.

Após o cadastro, o empresário receberá uma senha de segurança para um segundo acesso e inclusão definitiva na base de dados. Tanto o cadastramento como as consultas podem ser feitos pelo nome como é conhecido o produto ou serviço ou utilizando-se da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Em breve, o programa terá links para as home pages e e-mail de empresas, o que agilizará os contatos comerciais. Além disso as buscas poderão ser realizadas através dos programas tradicionais de acesso à Internet.

Voltar ao topo