Empresas investem em inovação como caminho para lucratividade

A inovação como caminho para diferenciação, competitividade e lucratividade das empresas. É dessa maneira que a XX Convenção da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), que será realizada entre os dias 17 e 19 de outubro, em Foz do Iguaçu, pretende abordar o assunto ao longo de toda a programação. Tanto que o tema principal do evento será – Inovação na Pequena Empresa.

Porém, na visão de um dos palestrantes, o diretor executivo do Centro Internacional de Inovação (C2I) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Ronald Martin Dauscha, inovação não depende do tamanho da empresa e dos anos de atividade no mercado, mas, sim, do grau de maturidade.

“Há empresas que já nascem inovando e outras que estão há mais de 30 anos no mercado realizando os mesmos processos. Entretanto, todas só têm a se beneficiar com o desenvolvimento de ambientes criativos que possibilitem os surgimento de novos processos, produtos e serviços”, indica.

E para testar a maturidade da empresa não é preciso desembolsar um centavo, basta acessar o portal Rede de Inovação (www.redeinovacao.org.br), desenvolvido com a proposta de realizar diagnósticos e apontar caminhos para o estímulo à inovação a todos os tipos de empresas das mais conservadoras às mais inovadoras.

No último ano, a rede teve mais de 20 mil acessos de 40 países, principalmente, Brasil, Portugal e Estados Unidos, realizou 83 diagnósticos da chamada “maturidade inovativa” e já cadastrou mais de 900 membros e 31 comunidades (fóruns de discussão e compartilhamento de informações).

Vocação X segurança

“ Inovação não está atrelada necessariamente a altos investimentos, qualquer empresa pode dar início incrementalmente ao processo e, em uma segunda fase, já capitalizando lucros de tais mudanças, investir mais pesado gerando um círculo virtuoso no negócio”, esclarece Dauscha, lembrando que há meios de inovar sem gastar a mais, somente mudando a forma de comercializar o mesmo produto (a chamada Inovação em Negócio).

Ele também destaca que há uma série de linhas de financiamentos com foco na inovação e algumas subvenções (onde não é necessário devolver o montante emprestado).

“O PAP Subvenção, por exemplo, é uma alternativa elaborada pela Fiep em parceira com outras entidades”, exemplifica. Ele acrescenta ainda que o uso de recursos provenientes do mercado de capitais, denominados IPO’s, é e será cada vez mais frequente pelos empresários.

A rede paranaense de varejo MM MercadoMóveis é um exemplo de quanto pode ser promissora a mudança de mentalidade sobre inovação. Neste ano, a empresa decidiu incrementar o site de vendas por meio de um software mais robusto e ampliou em mais de 2 mil% a comercialização de produtos pela Internet.

“Nosso faturamento desde o início do ano já atingiu a marca de R$ 50 milhões pelas vendas no site”, destaca o superintendente da MM MercadoMóveis, Marcio Pauliki.

Serviço

O prazo de inscrições para a XX Convenção da Faciap foi prorrogado para até o dia 10 de outubro. Informações podem ser obtidas por telefone (41 3307-7013) ou pelo site: www.faciap.org.br