Empresas aprovam o Simples, mostra pesquisa

O sistema Simples de recolhimento de tributos contribui para manter as empresas com as portas abertas. Pesquisa de opinião realizada pela Receita Federal e pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelou que com uma carga tributária mais baixa e menos burocracia na hora de pagar os impostos e contribuições, as empresas acabam tendo mais chances de continuar em atividade.

A grande maioria dos empresários entrevistados que são optantes do Simples – 81,4% – considerou o sistema ?ótimo e bom?. E apenas 3,1 % dos empresários declararam que o sistema é ?ruim ou péssimo?. De acordo com os dados da pesquisa, 35,8% das empresas entrevistadas optantes do Simples estão em funcionamento há mais de dez anos. Outras 32,8% estão no grupo com idade de funcionamento entre cinco anos e até 10 anos.

Para a coordenadora-geral de Política Tributária da Receita Federal, Andréa Lemgruber Viol, esses números revelam uma facilidade maior de sobrevivência. ?Hoje, quem tiver menos burocracia consegue reduzir o custo administrativo e tem mais chances de sobreviver?, disse a coordenadora, que ponderou, no entanto, que as empresas entrevistadas foram retiradas do cadastro da Receita Federal, estão em dia com a Receita e, por isso, em condições mais estáveis.

Voltar ao topo