Emprego industrial no Paraná cresceu 2,3% em setembro

O nível de emprego industrial no Paraná avançou 2,3% em setembro, comparado ao mesmo mês do ano passado. A principal pressão positiva veio do segmento alimentos e bebidas, com alta de 13,2%. O resultado mensal do Estado foi o segundo melhor entre as áreas pesquisadas pelo IBGE, atrás apenas das regiões Norte e Centro-Oeste (3,2%). No País, houve redução de 1,0% no número de empregos com carteira na indústria, resultado da perda de vagas em dez dos quatorze locais pesquisados, que atingiram dez ramos industriais. É o sexto resultado negativo consecutivo.

Os gêneros que mais contribuíram negativamente para a média nacional foram: vestuário (-7,0%), minerais não metálicos (-7,6%), têxtil (-5,9%) e calçados e couro (-5,2%). As maiores quedas aconteceram nas indústrias do Rio Grande do Sul (-4,3%), Rio de Janeiro (-5,2%) e região Nordeste (-2,2%), devido à redução da mão-de-obra em vestuário. Já na comparação com o mês anterior, na série livre de influências sazonais, foi verificada a segunda alta consecutiva: 0,8% em relação a agosto, após o incremento de 0,1% em agosto.

De acordo com o IBGE, o indicador acumulado no ano (-0,4%) confirma a trajetória descendente, já que no final do primeiro trimestre o recuo era menor (-0,1%). Foram registradas taxas negativas em nove regiões pesquisadas, com destaque para São Paulo (-0,9%), região Nordeste (-2,1%) e Rio de Janeiro (-3,8%). As principais variações positivas ocorreram na região Norte e Centro-Oeste, com aumento de 4,7%, aparecendo na seqüência a região Sul (1,2%), positivamente influenciada por Santa Catarina e Paraná, ambos com taxa de 2,7%. No acumulado do ano, houve redução de 0,3% na ocupação dos assalariados na indústria brasileira, enquanto no Paraná o nível de emprego aumentou 2,6%.

Salários menores

Os indicadores de renda divulgados pelo IBGE revelam que a folha de pagamento da indústria brasileira teve perda real de 4,8% na comparação com setembro do ano passado, apesar da alta de 0,6% entre agosto e setembro (descontadas as influências sazonais). No Paraná, a redução em relação a setembro de 2002 foi um pouco menor: 3,8%. Treze dos quatorze locais pesquisados apresentaram diminuição de renda. No acumulado do ano, a folha de pagamento caiu 5,9% no País e 5,5% no Estado. Nos últimos doze meses, recuo de 5,1% no Brasil e 3,3% no Paraná.

Horas pagas

O total de horas pagas na indústria apresentou quedas de 0,9% sobre setembro do ano passado, 0,8% no ano e -0,6% nos últimos doze meses. O único resultado positivo veio na comparação com agosto deste ano: 1,9% – o melhor índice desde abril de 2001. O desempenho do Paraná ficou na contramão do nacional, com aumentos de 3,6% em relação a setembro de 2002, 3,6% em 2003 e 3,5% nos últimos doze meses.

Voltar ao topo