Emprego industrial avança 5%

A indústria de transformação paulista deve fechar o ano com um incremento de 5%. Para 2005, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) prevê uma redução do ritmo de crescimento, que deverá ficar entre 3% e 3,5%. Em outubro, a indústria paulista gerou 7.080 postos de trabalho, um aumento de 0,4% em relação a setembro, segundo o Ciesp. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 5%.

A pesquisa do Ciesp difere do levantamento divulgado sexta-feira pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que apontava para a criação de 9.879 vagas em outubro.

Um diferencial é a separação das informações por região. O objetivo é mostrar a diferença no ritmo regional de crescimento. Na capital, por exemplo, o emprego industrial cresceu 1,8% de janeiro a outubro. No mesmo período, o emprego avançou 5,2% no Estado.

O levantamento do Ciesp é coletado junto a 1.170 empresas de 33 regiões de São Paulo, que representam 93% do emprego industrial do Estado. Já a pesquisa da Fiesp é feita com base nas informações prestadas por 47 sindicatos patronais da indústria sobre a criação de vagas com carteira assinada nas empresas do setor.

"A nossa pesquisa capta melhor a migração do emprego para o interior. O grau de confiabilidade também é elevado", disse Vaz.

Voltar ao topo