Embraer vende US$ 2,1 bi nos EUA

São Paulo

– A Embraer anunciou, ontem, a venda de 85 aeronaves modelo 170, o primeiro de uma nova família de jatos regionais, à US Airways, a sétima maior companhia aérea dos Estados Unidos e a décima no ranking mundial. Pelo preço de tabela, o pedido de encomenda da US Airways vale US$ 2,1 bilhões. Mas, como o acordo inclui a opção de compra de mais 50 aeronaves Embraer 170 e de 140 do modelo ERJ 145, a transação poderá chegar a US$ 6,2 bilhões.

A US Airways deverá receber o primeiro Embraer 170 em novembro de 2003. A encomenda faz parte de um programa de revitalização da empresa aérea, que conseguiu sair da concordata em março último e agora quer expandir os trajetos médios, com ênfase em aviões regionais de menor porte. A companhia norte-americana cobre 200 cidades nos Estados Unidos, Canadá, México, Caribe e Europa. Junto com as parceiras US Airways Shuttle e US Airways Express, opera mais de 3.330 vôos por dia.

“Fazer parte dos notáveis planos de crescimento da US Airways, e tê-la como cliente lançador do Embraer 170 na América do Norte, é motivo de extrema satisfação para todos nós da Embraer,” declarou o diretor-presidente do fabricante brasileiro, Maurício Botelho, no comunicado em que anunciou a encomenda. “A US Airways está redefinindo o mercado americano da aviação comercial, e é com muito orgulho que vemos o Embraer 170 participando disso, pois trata-se de um avião que está redefinindo as expectativas do público quanto aos jatos comerciais”, acrescentou.

“Este pedido de aviões de pequeno porte permitirá à companhia aérea chegar a novos destinos e economizar em alguns percursos já existentes que se tornaram demasiado caros para grandes aparelhos”, comentou o presidente da US Airways, David Siegel. A US Airways é a primeira empresa na América do Norte a encomendar o 170, modelo que inaugura a nova família de jatos da Embraer, projetada para preencher a lacuna existente entre os jatos regionais de 50 assentos e as aeronaves maiores, com 120 assentos ou mais. A Embraer destacou que o modelo 170 permitirá à US Airways a flexibilidade necessária para operar no competitivo ambiente do mercado norte-americano com os resultados econômicos desejados.

A européia Alitalia foi a primeira companhia a encomendar o modelo à Embraer.

O 170 é o único avião especificamente projetado para o mercado de 70 a 110 assentos e, por isso, proporciona ao passageiro uma cabine muito confortável, além de espaço amplo para a bagagem. A empresa americana também vai adquirir volume semelhante de aeronaves da canadense Bombardier, concorrente da Embraer. No total, as compras junto às duas empresas fazem parte de um pedido que poderá alcançar 550 aeronaves.

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