Em dia de feriados na Ásia, Bolsa de Tóquio cai 0,8%

A bolsa de Tóquio fechou nesta segunda-feira com o índice Nikkei 225 em baixa de 78,89 pontos, ou 0,8%, aos 10.013,30 pontos. As preocupações com a dívida da Grécia e com um aperto monetário na China sobrepuseram-se ao crescimento econômico levemente mais forte que o esperado registrado no quarto trimestre do ano passado, de 1,1% ante o terceiro trimestre.

Os investidores venderam principalmente ações de empresas de maquinários de construção e de siderúrgicas, à espera de uma demanda mais fraca para esses setores, bastante ligados à economia chinesa. Assim, Komatsu caiu 2,3%, Nippon Steel recuou 1,9% e JFE Holdings cedeu 2,2%. No setor bancário, o destaque foi a perda de 6,7% do Shinsei Bank, após o jornal Nikkei informar que o Aozora Bank decidiu não fundir-se com o Shinsei em outubro, como estava planejado, por causa da falta de acordo sobre estratégias de negócios.

No restante da região, as bolsas de Hong Kong, Xangai, Taiwan, Cingapura e Coreia do Sul estiveram fechadas, por causa de feriado. Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 fechou em queda de 16,6 pontos, ou 0,4%, aos 4.545,5 pontos, em pregão tranquilo. Da mesma maneira que no Japão, pesaram as preocupações com o endividamento da Grécia. A mineradora BHP Billiton caiu 3,1% e Rio Tinto cedeu 1,9%.

Nas Filipinas, o índice PSE fechou em alta de 0,5%, aos 2.963,24 pontos, o quarto pregão consecutivo de alta, sustentado pela procura por ações baratas. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna