Dry-wall dá prêmio a paranaense

A Sistemas Construtivos Bricka recebeu quarta-feira (11) em Curitiba o prêmio Destaque da revista Engenharia e Construção no segmento de painéis de concreto leve. Criado em 2001 pela revista Engenharia e Construção, o prêmio EC de Fornecedores da construção avalia e promove a qualidade de produtos e serviços de 83 segmentos com base em pesquisa que envolve cem das principais construtoras do Estado.

O primeiro sistema brasileiro de construção a seco que utiliza placas cimentícias reduz custos e acelera a produção de pisos, paredes e forros de concreto de qualquer tipo de obra comercial, residencial e industrial. Resistente ao impacto, à umidade e ao calor, e com um perfil multi-uso, a placa foi lançada no mercado nacional em 99, depois de cinco anos de pesquisas no Canadá e nos Estados Unidos. Consagrado por técnicos e empresas do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, entre outros Estados, Brickawall ainda é o mais rápido sistema de fechamento de concreto disponível no país: um profissional pode fechar até 100 m2 de paredes por dia.

“Quando lançamos a primeira placa o mercado projetava para o final dessa década o momento em que o Brasil estaria pronto para adotar essa tecnologia que vai gerar empregos na indústria”, lembra Eliel Lopes Ferreira Júnior. Ele diz que o mix de placas está crescendo e dando origem a sistemas prontos que também são novidades nacionais. Como exemplo, o empresário cita as Fachadas Prontas Brickawall, que chegam ao mercado regional em 2.003 e representam mais uma etapa na industrialização de processos construtivos.

Velocidade

Com a proposta de reduzir custos com estruturas e fundações e aumentar a velocidade das obras em relação à alvenaria convencional, cada fachada tem até 20 m2, é pré-moldado com duas placas preenchidas com isolamento e pesa em média 40 kg/m2, seis vezes menos que uma parede maciça de concreto.

Foi na intenção de usufruir dessas características que arquitetos e engenheiros revelaram novas necessidades e levaram a indústria a criar novas versões.

Voltar ao topo