Dólar abre em baixa de 0,33% a R$ 1,8085

O dólar à vista abriu em baixa de 0,33%, negociado a R$ 1,8085 no pregão viva-voz da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F).

O mercado doméstico de câmbio deve pautar-se, mais uma vez, pelos vaivéns das bolsas internacionais, sempre considerando-se, no entanto, que as perspectivas internas positivas seguem inabaláveis e colocam limites a eventual viés negativo nas demais economias mundiais. Mas esse não é o caso visto no início da manhã desta quarta-feira, que mostra alta nas principais praças européias e nos índices futuros norte-americanos.

A agenda do dia, no entanto, recomenda cautela. A pauta de indicadores é composta por dados significativos, como a inflação ao consumidor dos EUA (CPI), indicadores do segmento imobiliário e o Livro Bege, que resume as condições da economia norte-americana e serve de base para as decisões de política monetária na próxima reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), nos dias 30 e 31 de outubro. Além disso há a temporada de balanços e os resultados desses dados e fatos podem gerar oscilações importantes.

Vale lembrar que as atuações do BC no mercado à vista são outro fator a temperar a tendência de queda do dólar. Mas por aqui, ninguém espera que outro tipo de medida seja tomada para impedir o recuo da moeda norte-americana.

Voltar ao topo