Dívidas e consumo ?levam? o 13º salário

Neste mês de novembro os trabalhadores brasileiros recebem a primeira parcela do décimo terceiro salário. Com dinheiro na mão, muitos não sabem a melhor forma de usar esse extra e acabam nem conseguindo pagar as dívidas, tampouco investindo o recurso. Mas com planejamento é possível ?esticar? o valor.

A afirmação é do consultor de empresas e autor do livro ?Negociando para ganhar?, Márcio Miranda, garantindo que mesmo no pagamento de dívidas é possível ficar com algum dinheiro no bolso. Na hora de negociar uma conta em atraso, por exemplo, o indicado é nunca aceitar a primeira proposta, bem como, nunca fazer a primeira oferta. ?Se tenho uma dívida de 10, preciso saber quais são as condições para pagar parcelado ou à vista. Dentro das respostas, posso afirmar que tenho condições de pagar 8 e ver quais as vezes e vantagens. Tenho certeza que vão aceitar, pois é melhor perder 2 do que 10?, comentou. Essa forma de negociação, aconselha, precisa ficar expressa em um documento com ciência dos dois lados, ?pois se paga mal, paga duas vezes?. Nessa hora também é preciso administrar a ansiedade e não deixar ser pressionado.

Mas se o trabalhador não tem dívida e o dinheiro vai para compras, Miranda dá uma dica: ?Nunca deixe para comprar os presentes de Natal na última hora, pois vai pagar mais caro. O comércio sabe disso e cobra mais?, ponderou. Se o produto for para si e tem custo elevado, ele aconselha a esperar as liquidações que são feitas no início do ano. Caso não dê para esperar, o especialista recomenda negociar a exaustão. ?Escolha o produto, faça uma busca na internet e leve vários preços para negociar com o vendedor?, diz. Ou ainda, alegue falta de autoridade. ?Diga que o produto é uma escolha da esposa, e que só leva se ela decidir. Mas caso queira vender pelo valor da sua oferta, pode fechar a compra na hora. Isso também funciona?, disse.

Para quem pretende investir o décimo terceiro, Márcio Miranda diz que a melhor escolha será de acordo com planejamento de vida. Para os mais conservadores, ele aconselha a poupança ou fundos de renda fixa. Para os mais ousados, aplicação na bolsa de valores. ?Mas para quem busca uma virada a dica é investir em um negócio próprio, pois é a única forma de ter segurança?, ponderou.

Outras dicas de como investir o dinheiro, além de um treinamento gratuito sobre negociação podem ser conferidos no site www.workshop.com.br.

Voltar ao topo