Demanda interna forte impulsiona produção

O coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales, destacou os efeitos do aquecimento da demanda interna sobre os ótimos resultados da produção industrial registrados em outubro. "A dinâmica da produção industrial em 2007 está muito mais associada à força da demanda interna, ainda que as exportações continuem dando contribuição positiva", disse.

Segundo ele, "há uma predominância de estímulos internos", como a ampliação do investimento, o aumento da oferta de crédito, a expansão da renda e do emprego.

Ele destacou que a demanda doméstica é tal que até mesmo segmentos que vinham sendo castigados pela queda nas exportações e o aumento da concorrência dos importados, como os semiduráveis (têxteis e calçados) começam a mostrar sinais consistentes de reação.

A categoria de bens de consumo semiduráveis registrou, em outubro, o primeiro crescimento de dois dígitos (11,4%) ante igual mês de ano anterior desde 2004. A produção de calçados, por exemplo, passou de uma queda acumulada de 4,6% de janeiro a setembro para um aumento de 9,2% em outubro ante igual mês do ano anterior.

Voltar ao topo