De Campo Largo para o mundo

O Paraná vai sair à frente na implantação de um projeto-piloto do governo federal chamado Exporta Cidade, voltado para a inserção de municípios no comércio internacional. O município escolhido foi Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O lançamento será feito pelo governador Roberto Requião no dia 18 de maio e prevê a participação do presidente Luiz Inácio da Silva.

Já está confirmada a participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan; do secretário nacional de Comércio Exterior, Ivan Ramalho, e do diretor de Planejamento do Secex, Fábio Farias. O governo do Estado será parceiro do programa.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Largo, Clair de Souza, informa que, desde o final de 2004, o município está buscando se inserir no comércio exterior. ?O principal motivo para a escolha de Campo Largo foi a nossa constante participação nas missões empresariais promovidas pelo Estado. O governo do Paraná tem ajudado o município a crescer?, diz.

Inicialmente, o programa será implantado em 10 cidades e em nove estados. O Exporta Cidade pretende criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das vocações produtivas destinadas ao mercado externo. Os princípios básicos serão a criação e o fortalecimento de ambiente institucional, a facilitação ao acesso dos procedimentos operacionais e a efetiva inserção de empresas no mercado internacional.

No caso de Campo Largo, a cidade já exporta para os países do Mercosul, Europa, além dos Estados Unidos e Austrália. Segundo o secretário municipal, o projeto irá incentivar as pequenas e médias empresas que ainda não exportam. ?No Brasil, 90% da porcelana, 50% da cerâmica eletro-eletrônica e 30% da cerâmica branca consumidas são produzidas em Campo Largo. Agora, nosso foco será o mercado externo?, afirma Souza.

Voltar ao topo